Sem atendimento em unidade de saúde, pacientes peregrinam atrás de consulta em Campo Grande

Município diz que profissionais convocados não se apresentam

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
médico
Foto: Nathalia Alcântara, Midiamax

Os moradores atendidos na UBSF Jardim Antárctica, em Campo Grande, têm peregrinado para conseguir consulta médica nesta semana. Isso porque a unidade em questão estaria sem médico e apenas uma profissional atende para renovar as receitas dos pacientes. Sesau diz que há dois médicos lotados na unidade.

A reportagem do Jornal Midiamax foi até a unidade conversar com os pacientes, que pontuaram diversas reclamações. Erica Steffani, de 21 anos, é auxiliar de contabilidade e disse que há dias tem tentado renovar a sua receita médica através de familiares que vão até a unidade.

“O médico que atendia aqui sem dar aviso, sem nada, entrou uma nova médica, a minha mãe veio aqui pegar uma receita para mim e não conseguiu, meu pai veio, não conseguiu. Aí hoje precisei vir com minha mãe para conseguir trocar a receita”, disse.

Um morador do bairro Tijuca, de 31 anos, preferiu não se identificar, mas disse que o atendimento na unidade é bom, mas faltam profissionais. “Não tem médico o suficiente. O problema é que o quadro de funcionários aqui está defasado”, afirmou.

O idoso de 75 anos, Joaquim Paixão, procurou a unidade para conseguir uma consulta médica, mas foi encaminhado para outra unidade de saúde. “Me disseram que estão apenas trocando receita e que médico é só em outro posto”, relatou.

Maria de Lourdes, de 58 anos, disse que tem em mãos um exame de sangue, mas não tem médico na unidade para avaliar os resultados e passar medicação necessária. “Até pensei em ir na Defensoria Pública, porque a gente precisa de um médico. A unidade está sem médico, estou com exame de sangue pronto, mas não tem medico para avaliar. É horrível”, disse.

‘Médicos convocados não se apresentam’

Em nota, a Sesau disse que o médico da unidade está de atestado, pontuando a dificuldade de profissionais selecionados em processos se apresentarem para atuar na saúde pública. Houve convocação na segunda-feira (24).

A secretaria ainda disse que profissionais interessados em participar de processo seletivo podem se inscrever. Confira a nota:

A unidade em questão possui dois médicos lotados, sendo que um deles está de atestado médico desde a semana passada, não caracterizando vacância, desta forma não é possível preencher a esta vaga, somente a da terceira equipe que está em aberto. Contudo, desde o início da semana a Secretaria de Saúde está com um edital de convocação de médicos cadastro de temporários em aberto, tendo sido chamado na ocasião 48 profissionais, porém, até o momento, apenas 4 deles se apresentaram.

Vale ressaltar que é possível o profissional se cadastrar para participar do processo seletivo através do site (clicando aqui), estando em aberto indiscriminadamente. A Sesau tem percebido que os médicos não estão se apresentando quando selecionados. Desta forma, é importante ressaltar também que o chamamento é feito através do Diário Oficial do Município, sendo assim, todo o profissional que tiver interesse na vaga e se cadastrar, deve acompanhar diariamente o Diogrande“, disse.

Conteúdos relacionados