A Santa Casa de Campo Grande nega a informações sobre o de 0% no reajuste salarial de enfermeiros, que prometem protestar por melhorias da categoria, nesta segunda-feira (11), no saguão do . Em nota, a unidade afirmou que a instituição, junto ao sindicato, estão em fase de negociação das tratativas na remuneração.

O hospital explicou, judicialmente, está ciente da responsabilidade de empregador e da lei que garante o reajuste. A categoria teria se reunido com a direção, no dia 7 de junho, com lista de presença e assinatura dos participantes, onde os representantes apresentaram a atual situação financeira do hospital.

“Ficou acordado que após o final das tratativas de contratualização com o Poder Público, que ainda está em fase negociação, seria apresentada uma proposta em relação ao reajuste. Vale ressaltar que, juridicamente, conceder o reajuste em data posterior não exime a Instituição de cumprir suas obrigações. Fica garantida a retroatividade do pagamento referente ao mês da data base”.

Já em relação ao direto de protesto, a Santa Casa diz que apoia o direito de expressão de todos os sindicatos dos trabalhadores do hospital, mas são intoleráveis manifestações contrárias à política da instituição, que visa cumprir sempre com suas obrigações, pois respeita seu corpo funcional. “Fomos comunicados ontem, dia 10/7, sobre a realização de Geral Extraordinária hoje, não há formalização de protesto ou algo deste teor”.

Enfermeiros pedem 10,16% de reajuste

O presidente do SIEMS ((Sindicato dos Trabalhadores na Área de Enfermagem do Mato Grosso do Sul), Lázaro Santana, a categoria busca reajuste de 10,16%. “Porcentual que está abaixo da inflação do período e, mesmo assim, nas várias reuniões que tivemos com os representantes da Santa Casa não deram devolutiva nenhuma. O que a gente imagina é que queiram suspender o acordo coletivo, isso vai gerar uma situação complica. Além do reajuste, temos bonificações, gratificações, que se faz necessária a manutenção delas.

Os enfermeiros prometem se reunir a partir do 12h30 desta segunda-feira.