O auxílio do governo federal para caminhoneiros e taxistas, referente ao mês de novembro, será pago neste sábado (19). Segundo estimativa da Econômica Federal, cerca de 686 mil profissionais devem receber hoje a quinta parcela do benefício.

Em 10 de dezembro deve ser depositada a sexta e última parcela, no valor de R$ 1 mil. O benefício começou a ser pago em agosto deste ano.  Os valores são depositados em contas do Caixa Tem.

Quem tem direito?

De acordo com a Emenda Constitucional nº 123/2022, estão aptos a receber o auxílio caminheiro os transportadores autônomos de carga cadastrados no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTR-C) desde 31 de maio de 2022.

O benefício será concedido aos profissionais que estiverem com o CPF regular e de acordo com o que prevê a Portaria Interministerial MTP/INFRA nº 6, de 1º de agosto de 2022.

No caso dos taxistas, estão aptos a receber o pagamento os que estão registrados nas prefeituras até 31 de maio de 2022, que sejam titulares de concessão, permissão, licença ou autorização emitida pelo poder público municipal ou distrital; ou com autorização emitida pelo poder público municipal ou distrital.

O benefício somente será pago a quem estiver em regular e efetivo exercício da atividade e com CPF e CNH também regulares.