Quarta dose da vacina não tem ‘xepa’ e depende do Ministério da Saúde para ampliar faixa etária

Ampliação da faixa etária para vacina de Covid-19 depende do Ministério da Saúde

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Em Mato Grosso do Sul, a procura por doses de reforço da vacina caiu 63%.

O aumento de casos de Covid-19 fez cidades voltarem a recomendar o uso de máscara e algumas pessoas a questionarem: quando vou tomar a quarta dose da vacina? Em Mato Grosso do Sul, a procura por doses de reforço da vacina caiu 63%, mas mesmo assim, a quarta dose segue apenas para pessoas de 50 anos ou mais, trabalhadores da saúde de qualquer idade e pessoas com imunocomprometimento de 18 anos ou mais vacinados há quatro meses.

De acordo com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), o Município depende de aval e liberação do Ministério da Saúde para que a aplicação seja ampliada para outros públicos. 

Além disso, diferente do começo da vacinação para Covid-19, em que a população tinha a opção de batalhar pela ‘xepa’ — que era o cadastro na unidade de saúde em uma fila de espera para tomar as doses que sobraram no dia — a Sesau informou que não há realização de ‘xepa’ da vacina atualmente. 

Queda da vacinação e volta das máscaras

O aumento no número de casos e mortes de Covid-19 e a queda no ritmo de vacinação já levou alguns municípios brasileiros a retomarem a atenção com a pandemia. Alguns municípios recomendaram a volta do uso de máscara em locais fechados, como Londrina (PR), Petrópolis (RJ) e Poços de Caldas (MG), enquanto outros, como Belo Horizonte, cogitam retomar a obrigatoriedade da proteção individual.

Em Mato Grosso do Sul, por exemplo, a procura pela vacina caiu 63% desde o início do ano. Para se ter uma ideia, em janeiro deste ano, 330.111 sul-mato-grossenses tomaram doses contra a Covid, de acordo com a SES (Secretaria de Estado de Saúde). Três meses depois, a contabilização do mês de abril, incluindo as doses de reforço, caiu para 120.496. O número é 63,4% menor.

Conteúdos relacionados