Projeto de combate à dengue mobiliza farmacêuticos em Dourados
Termo de cooperação técnica foi assinado entre a prefeitura e o CRF
Marcos Morandi –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Um termo de cooperação técnica assinado nesta sexta-feira (10) entre a prefeitura de Dourados e o CRF/MS (Conselho Regional de Farmácias) visa melhorar o atendimento de casos suspeitos de dengue na cidade. A intenção é qualificar as drogarias na cidade.
A parceria foi oficializada durante encontro realizado na prefeitura de Dourados, que contou com a participação do vice-prefeito, Guto Moreira, o secretário municipal de Saúde, Waldno Lucena Junior e a diretora de Vigilância em Saúde, Silvia Bosso e também do presidente do CRF/MS, Flávio Shinzato e de membros da diretoria do conselho.
Com o aumento de notificações de casos de dengue na cidade, o vice-prefeito destaca a importância de ações mais efetivas. “Com esse convênio, a Prefeitura certamente amplia as ferramentas que o município pode usar no combate à dengue. A categoria dos farmacêuticos tem uma enorme relevância na promoção da saúde, e respeitando o ato médico, vai contribuir com a cidade nessa luta”, disse Guto.
Na prática, os profissionais que atuam no atendimento nas farmácias vão receber treinamento para identificar sintomas de dengue, zika ou chikungunya, orientar o cliente a buscar atendimento médico e encaminhar uma notificação da situação de saúde para o município estar ciente do caso.
O secretário de saúde explica que o projeto ajudará a alcançar pacientes que muitas vezes nem chegam no serviço de saúde por buscar primeiro o atendimento em farmácias. “Quando a pessoa tem uma dor de cabeça, uma dor no corpo, busca primeiramente uma farmácia, então é importante que o farmacêutico esteja pronto para identificar os sinais de risco e encaminhe para o sistema de saúde”, afirmou Waldno.
“Quando são casos leves que a pessoa tratou em casa, esses dados nem chegam para a Secretária de Saúde, principalmente quando buscam farmácias da rede privada. Com o alerta que vamos receber, será possível mapear melhor as regiões que precisam de maior atenção e ações de combate. Lembrando que isso não isenta a população da necessidade de buscar atendimento médico nas unidades de saúde” conclui o secretário.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Golpe do voucher: criminosos usam nome de restaurante para hackear pessoas em Campo Grande
Alerta! Conta falsa no Instagram está se passando por um restaurante de Campo Grande e aplicando golpes em moradores da capital
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.