Pular para o conteúdo
Cotidiano

Professores pedem reajuste até março e prefeitura promete resposta até nova assembleia

Categoria foi atendida por secretário de Governo; assembleia discutirá contraproposta na segunda
Karina Campos, Thalya Godoy -
professores acp protesto
Professores se mobilizam desde o último bimestre de 2022 a favor do reajuste salarial integral. (Foto: Henrique Arakaki/Jornal Midiamax)

insistem em uma contraposta do escalonado após rejeitar por unanimidade a sugestão da prefeitura de em parcelar os 10,39% em três parcelas. A categoria foi até o Paço Municipal pela manhã desta sexta-feira (16), mas a prefeita Adriane Lopes (Patriota) não estava. A ACP (Sindicato Campo-Grandense dos Profissionais da Educação Pública) marcou uma nova reunião e assembleia na segunda-feira (19).

A ACP e a Comissão de Educação da Municipal, representada pelo vereador Juari (PSDB), entregaram a contraproposta para o secretário Municipal de Governo e Relações Institucionais, Mario Cesar da Fonseca e equipe econômica.

De acordo com o diretor do sindicato, Gilvano Bronzoni, a nova proposta inclui os educadores aposentados, categoria individual, mas da mesma classe de carreira. “[A proposta] atende as necessidades da categoria. Estamos mantendo o diálogo aberto, mas reforçamos a impossibilidade da proposta passada”.

Nova assembleia

Bronzoni afirmou que o secretário de governo se comprometeu em entregar a contraproposta para prefeita analisar junto a equipe técnica. “Terá uma nova reunião de manhã na segunda e uma assembleia, às 17h, para discutir a nova sugestão”.

Juari questionou os detalhes para reajuste salarial dos servidores de alto escalão, enquanto profissionais essenciais estão pedindo reajuste acordado em lei. “Só vai avançar na negociação de outras áreas se cumprir a lei. Esse ano, acredito, que não será pautado [reajuste] salarial. A tendência, pela reforma administrativa, que a prefeita está propondo é ficar dentro do limite prudencial e atender a categoria”, pontua.

Propostas analisadas

A prefeitura havia enviado a proposta de dividir os 10,39% de aumento em três parcelas, chegando ao total em dezembro de 2023. O reajuste seria de 3,42% em janeiro de 2023, mais 3,48% em maio e outros 3,48% em dezembro do próximo ano, mas foi rejeitada pela categoria.

De acordo com o presidente da ACP, Campo Grande tem atualmente 8 mil professores na ativa e 4 mil aposentados. Ainda segundo Gilvano, a prefeita se mostrou disposta a negociar na reunião desta manhã.

A proposta da categoria é de reajuste em duas etapas, sendo 3,42% em janeiro de 2023 e 6,97% em março de 2023. Além disso, eles exigem que o reajuste contemple toda a categoria, incluindo professores aposentados. A contraproposta foi aprovada pela maioria presente na assembleia, que contou com cerca de 700 professores.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

EUA: Trump anuncia tarifas de 30% sobre produtos do México e da União Europeia

Mediante conflitos, 96 pesquisadores brasileiros desistem de doutorado sanduíche nos Estados Unidos

Palmeiras terá maratona com jogos a cada três dias

Everton Boi: conheça o ex-jogador de vôlei da Seleção Brasileira assassinado em MT

Notícias mais lidas agora

Com inspeção vencida, 57 ônibus do Consórcio Guaicurus podem ser retirados das ruas de Campo Grande

VÍDEO: Guardas espancam e arrastam jovem que estava amarrado em abordagem

Hospital identificou negligência 2 dias antes de bebê estuprada pelo pai morrer em MS

Do ‘Pare’ ao quebra-molas: como solicitar sinalização de trânsito em bairros de Campo Grande?

Últimas Notícias

Política

‘Lambe bota de norte-americano’ x ‘Viva Trump’: campo-grandenses dividem opiniões após tarifaço dos EUA

Entre críticas e elogios, a medida do presidente dos Estados Unidos contra a economia brasileira provocou reações

MidiaMAIS

Olha o arraiá: Festas julinas agitam Campo Grande neste fim de semana; confira a lista

Campo Grande tem mais de 50 festas julinas programadas neste fim de semana

Trânsito

Motociclista fica ferido após acidente com caminhonete na MS-345

Vítima disse aos policiais que o motorista da caminhonete fugiu após o acidente

Famosos

Duda Nagle assume namoro e ganha benção de Sabrina Sato: ‘Viva o amor’

Duda Nagle deu uma nova chance ao amor e assumiu o namoro com a nutricionista Mariane Heller; Sabrina Sato aprovou o novo relacionamento do ex