Depois de um primeiro dia frustrante, a retomada da vacinação contra Covid-19 para bebês de 6 meses a 2 anos, nesta segunda-feira (14), segue com demanda muito abaixo do esperado. No último sábado (12), apenas seis bebês com comorbidade se vacinaram em cinco unidades de saúde de Campo Grande.

A vacinação com a Pfizer Baby contou com cronograma especial elaborado pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) após o Estado receber 15 mil doses na sexta-feira. No sábado, nesta segunda e também neste feriado de Proclamação da República, as unidades UBS Dona Neta, USF Moreninhas, UBS 26 de Agosto, UBS Caiçara e UBS Silvia Regina oferecem a vacina para o novo público.

Quem pode receber a vacina nesses locais são bebês de 6 meses a dois anos com comorbidades. Mas em razão da baixa procura, a Sesau abriu, desde sábado, a “xepa” para crianças sem doenças.

Para ter acesso à vacina, os pais precisam procurar uma das unidades no decorrer do dia, informar que desejam vacinar as crianças, deixar o número de telefone e aguardar que a equipe da UBS entre em contato.

Como cada frasco possui 10 doses, se um for aberto para vacinar criança com comorbidade e não houver mais procura, o posto está autorizado a imunizar crianças sem doenças. A medida foi feita para evitar desperdício de doses.

O Midiamax esteve na unidade 26 de agosto, no Centro, na manhã desta segunda e até o momento a procura por vacina desse público segue baixa. Os pais que procuraram a unidade nesta manhã estavam em busca de atualização da carteira de vacinação, de vacinas de rotina, e não da Covid.

Confira onde se vacinar

Além da Pfizer Baby, a Sesau segue oferecendo vacinação contra a Covid para todos os públicos. Nesta segunda e terça, os locais para vacinação estão reduzidos em razão do feriadão.

Confira onde se vacinar na segunda imagem, que possui a relação das unidades que abrem neste feriadão.