Prefeitura retoma discussão sobre uso obrigatório de máscaras em Campo Grande
Por ora, Sesau apenas recomenda o uso, mas disse que vai intensificar debates sobre a obrigatoriedade
Clayton Neves –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Nos próximos dias, a Prefeitura de Campo Grande vai intensificar discussões sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras em unidades de saúde ou locais com grande circulação de pessoas, como é o caso dos ônibus do transporte público.
Atualmente, o uso da máscara é apenas recomendado em Mato Grosso do Sul, com adesão opcional a cada morador. No entanto, aumento de casos e identificação de nova variante, a BQ 1.1, deixou o País novamente em alerta e trouxe à tona discussões sobre a necessidade da proteção contra a covid-19.
Em Campo Grande, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) informou que, “neste momento, não há nenhuma deliberação” sobre o assunto, no entanto, não descarta a possibilidade.
“Nós continuamos recomendando o uso sobretudo para pessoas com comorbidades e que possuam sintomas gripais. Acreditamos que nos próximos dias devem ser intensificadas as discussões quanto a possibilidade de reiterar o uso em ambientes de saúde e de grande circulação de pessoas”, informa nota emitida pela Secretaria.
O Jornal Midiamax questionou a SES (Secretaria Estadual de Saúde) sobre as tratativas em esfera estadual e aguarda posicionamento.
Covid-19 em MS
Nesta quarta-feira (16), boletim epidemiológico aponta que, na última semana, Mato Grosso do Sul registrou mais 285 novos casos de Covid-19. Com isso, número total de pessoas contaminadas pelo vírus, desde o início da pandemia, é de 582.739.
Durante o mesmo período, dois novos óbitos foram registrados. Ambos são idosos e do sexo masculino, um de 71 anos e outro de 73.
Nova Variante
Por causa do avanço da nova variante da covid-19, o estado de Santa Catarina e algumas cidades do interior de São Paulo voltaram a emitir recomendações sobre o uso da máscara, enquanto outros estados estudam obrigar novamente o uso.
Na semana passada, Mato Grosso do Sul descartou a presença da nova cepa em 69 amostras suspeitas. Na ocasião, o Estado voltou a relembrar sobre a importância da vacinação.
Variante BQ.1: pode existir nova onda em MS?
Apesar do Estado não ter casos da BQ.1 confirmados até o momento, existe a possibilidade de ter nova onda de contágio em Mato Grosso do Sul, assim como ocorreu com demais linhagens da Covid-19.
Segundo a infectologista Mariana Croda (CRM: 5853), da SES, isso acontece devido a inúmeros fatores: pessoas não vacinadas ou com esquema de imunização incompleto, aumentos da circulação de pessoas com festas do fim do ano e afins. Apesar disso, a especialista tranquiliza a população. “Mesmo com uma possível nova onda aqui no Estado, não vai ser na mesma gravidade igual ao passado”, diz.
Nesse sentido, ela ainda pontua que a gravidade da BQ.1 é a mesma das cepas já registradas anteriormente. Então, os grupos de risco continuam os mesmos:
- Imunossuprimidos;
- Pessoas não vacinadas ou com vacinação incompleta;
- Idosos;
- Portadores de doenças crônicas.
“Você aumenta o número de casos, aumenta o número de risco. Por isso, pessoas do grupo de risco podem vir a óbito. Além disso, a maior circulação do vírus permite nova variante e é isso que o Estado deseja suprimir. Afinal, as vacinas não previnem infecção, previnem sintomas graves e óbitos”, ressalta. Dessa forma, medidas individuais são imprescindíveis.
Notícias mais lidas agora
- Sargento da PM preso por provocar acidente embriagado na Euler de Azevedo ganha liberdade
- VÍDEO: Porco é flagrado ‘passeando’ na Euclides da Cunha
- Bolsa-Família inicia pagamentos de janeiro nesta segunda-feira; confira o calendário
- Apostas feitas em MS ganham premiações parciais nas Loterias sorteadas neste sábado
Últimas Notícias
Corpo de Léo Batista será velado em cerimônia aberta ao público no Rio de Janeiro
Despedida acontecerá na sede do Botafogo, zona sul do Rio, nesta segunda-feira (20)
VÍDEO: Caminhão baú arrebenta parte de fiação no Nova Lima
Veículo atingiu fios de energia elétrica e internet
Corinthians vence Vasco e está na semifinal da Copa São Paulo
Equipe paulista vai enfrentar Grêmio na próxima fase da Copinha
Bailarino de Dourados é agredido com golpes de facão no pescoço
Vítima foi socorrida em estado grave e encaminhada ao Hospital da Vida
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.