Prefeitura propõe reajuste de 10,39% para professores parcelado em três vezes em 2023
De acordo com o ofício assinado pela prefeita, o reajuste seria de 3,42% em janeiro de 2023, mais 3,48% em maio e outros 3,48% em dezembro do ano que vem
Fábio Oruê, Priscilla Peres –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Em reunião na manhã desta quinta-feira (15) com os professores, a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (Patriotas) propôs pagar o piso da categoria, que exige reajuste salarial de 10,39%. Porém, o valor deve ser parcelado em três vezes, chegando a total apenas em dezembro de 2023.
De acordo com o ofício assinado pela prefeita, o reajuste seria de 3,42% em janeiro de 2023, mais 3,48% em maio e outros 3,48% em dezembro do ano que vem. Os percentuais devem incidir diretamente no salário bruto dos servidores da ativa.
Essa é a primeira vez desde o início das manifestações em que a prefeita chega ao valor total do reajuste. O piso salarial para 20 horas está previsto na Lei 6.796/2022 e o cumprimento escalonado havia sido proposto pelo ex-prefeito Marquinhos Trad (PSD).
“O parcelamento proposto pela prefeita vai demorar mais um ano para ser concluído e deixa de fora os aposentados. Então, nós vamos avaliar em assembleia, vamos ouvir os professores, para dizer se aceitamos ou não a decisão”, disse o novo presidente do sindicato, Gilvano Bronzoni.
Categoria vai analisar proposta feita pela prefeitura
Os professores se reúnem às 14h desta quinta-feira (15), em assembleia, para votar a proposta recebida. Na sexta-feira (16), terão nova reunião com a prefeita Adriane Lopes, marcada para as 9h30.
Na oportunidade, os professores devem apresentar uma contraproposta e o resultado da assembleia de hoje. “Ela deu os prazos dela, mas isso não significa que a categoria vai aceitar. Assim como, quando ela propôs inicialmente R$ 400 de vale-alimentação, a categoria também não aceitou e nós dialogamos até aqui”, disse o presidente da ACP.
Desde 25 de novembro, os professores da Reme (Rede Municipal de Ensino) se mobilizam pelo reajuste de salários. Nesse período, foram seis dias de greve, além de paralisações. Um dia de aula já foi reposto, mas ainda não há um calendário oficial de reposição.
Proposta considera lei de responsabilidade fiscal
A prefeita Adriane Lopes defendeu que a proposta feita aos professores, está dentro dos percentuais exigidos pela categoria, mas também atende a lei de responsabilidade fiscal do município.
“A mesma lei que dá um aumento, ela tem uma cláusula que pede que esse aumento seja concedido enquanto o município estiver no limite prudencial”, disse.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Bia Ferreira bate francesa e mantém cinturão de campeã mundial de boxe
Após 10 rounds, brasileira venceu em decisão unânime dos juízes
Defesa de Braga Netto nega obstrução nas investigações
Ex-ministro foi preso pela Polícia Federal no Rio de Janeiro
Motociclista desvia de carro, cai em avenida e morre após outro veículo passar por cima de sua cabeça
Rapaz perdeu o equilíbrio ao desviar de um carro e acabou sendo atingido por outro enquanto estava caído no chão
Rapaz é encaminhado para pronto-socorro após ser esfaqueado na Orla Ferroviária em Campo Grande
Após sofrer o ferimento, vítima caminhou até a esquina da Calógeras com a Maracaju, onde pediu socorro a populares
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.