Prefeitura de Aquidauana cancela edição do carnaval 2022

Medida foi tomada após aumento no número de casos de Covid-19
| 26/01/2022
- 20:43
Sede da prefeitura de Aquidauana
Sede da prefeitura de Aquidauana - (Foto: Divulgação / Prefeitura de Aquidauana)

A prefeitura de Aquidauana cancelou a edição do no município, nesta terça-feira (26). O comunicado foi feito pelo líder do poder executivo, Odilon Ribeiro, em suas redes sociais.

Para avaliar a situação e tomar a melhor decisão para o momento, o prefeito convocou uma reunião com a secretária municipal de Saúde e Saneamento, Cláudia Franco Souza e o secretário municipal de Cultura e , Youssef Saliba.

Ambos analisaram os dados dos boletins epidemiológicos e relatórios da saúde do Centro de Atendimento à Covid e . Diante do aumento gradativo dos casos de contaminação no município, a decisão foi cancelar o carnaval de 2022.

Casos no começo do ano

Conforme apontam os dados da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, somente nos primeiros 25 dias desse ano, Aquidauana contabilizou 412 novos casos positivos de Covid-19 e mais 113 casos de influenza e, ainda, 2.941 atendimentos no Centro de Covid e Influenza.

Outro fato de peso na decisão foi de que, no Centro de Atendimento à Covid e Influenza que a prefeitura montou, a procura por testagem e pessoas com síndromes gripais tem sido intensa nas últimas duas semanas.

Eventos cancelados

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Aquidauana já estava trabalhando na organização de dois grandes eventos: a 2ª Festa do Pequi, programada para os dias 14 a 16 de janeiro e o Carnaval 2022 com o Pirafolia e o carnaval de rua em Aquidauana.

Mas, diante do crescente aumento dos casos de contaminação viral, a alternativa mais sensata para saúde pública, é a não realização dos eventos, que por seus históricos das edições anteriores, costumam atrair um grande número de turistas e visitantes, além da população local que sempre prestigia.

Contaminação de profissionais da saúde

Por sua vez, a secretária municipal de Saúde, Cláudia Souza fez também um pedido à população para que continuem se prevenindo e se vacinando. “Estamos tendo uma grande contaminação de profissionais de saúde e ao mesmo tempo, um aumento na procura de atendimento por conta das síndromes gripais e covid. Pedimos a compressão da população, todos estão sendo atendidos e testados e, com toda certeza, precisamos que a população continue se protegendo, usando máscara, álcool em gel, evitando aglomerações e, principalmente, indo se vacinar”, afirmou a secretária Cláudia.

Em nota nas redes sociais, o prefeito Odilon Ribeiro afirmou que “não é hora de promover uma grande aglomeração como é o carnaval”. “Apesar de sabermos que grande parte da população gosta das festas de carnaval, do Pirafolia e dos desfiles das escolas de samba da nossa cidade, neste momento, nós decidimos priorizar o cuidado com a saúde pública, continuar incentivando a vacinação e promovendo o zelo pela vida”, justificou o prefeito.

Veja também

O pequeno Rafael, de 5 anos, necessita de um ventilador mecânico para sair do Hospital...

Últimas notícias