Famílias que atualizaram seus dados no Cadúnico (Cadastro Único) pela última vez entre 2016 e 2017, têm até sexta-feira (14) para revisar as informações. A não atualização dos dados pode resultar em suspensão de benefícios sociais, como o Auxílio Brasil.

Famílias inscritas no CadÚnico devem atualizar os dados a cada dois anos ou quando houver alterações. Essa é uma das condições para o recebimento do Auxílio Brasil e outros benefícios. Com os dados atualizados, o Governo classifica as famílias, por renda, para receber os benefícios sociais.

Em fevereiro deste ano, o Governo Federal retomou o processo de Averiguação e Revisão Cadastral, com prazos específicos de repercussão nos benefícios. Dessa forma, o grupo de famílias que realizou a última atualização cadastral em 2016 ou 2017 tem até esta sexta-feira (14) para atualizar o CadÚnico e evitar o bloqueio do Programa Auxílio Brasil.

De acordo com a gerente do Cadastro Único da Secretaria de Assistência Social do município, Viviane Brandão, as unidades que realizam o serviço têm registrado aumento na demanda de atualização cadastral nos últimos 12 meses, quando foi lançada a campanha Não Perca Seu Benefício, mesmo período em que o Governo Federal instaurou o Programa Auxílio Brasil.

Ainda segundo Viviane Brandão, em Campo Grande, 6.602 famílias ainda não tinham atualizado o cadastro até setembro deste ano, conforme a base de dados do governo federal. “Registramos aumento da demanda desde outubro de 2021, com média mensal de 8.565 atendimentos, porém as unidades têm conseguido absorver a demanda. Apenas em alguns momentos trabalhamos com agendamento”, pontuou.

Unidades que fazem a atualização

Em Campo Grande, o atendimento é realizado nos 21 Cras, 4 Centros de Convivência, Central do CadÚnico, que funciona na Rua dos Barbosas, 321, bairro Amambaí e na Secretaria da Juventude, localizada no antigo Shopping Marrakech, na Rua Vinte e Cinco de Dezembro, 924, Jardim dos Estados.

O horário de atendimento nas unidades é das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas. Já na Secretaria da Juventude é das 8 às 11 horas e das 13 às 17h e na Central do Cadastro Único, das 7h30 às 11h e das 13 horas às 17h30.

Por meio do aplicativo do Cadastro Único, é possível às famílias cadastradas conferir se os dados estão atualizados e, também, o que deve ser feito para a regularização dos registros.

A gerente reforçou que a atualização cadastral é necessária para garantir que as informações registradas na base do Cadastro Único estejam sempre de acordo com a realidade das famílias, além de garantir o pagamento dos programas sociais como o Auxílio Brasil, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e a ID Jovem, que exigem que o cadastro esteja atualizado.

Para mais informações, o responsável familiar pode entrar em contato pelo telefone (67) 3314-4482, ramais 6037 e 6038.