Polícia Militar Ambiental de e o Instituto Federal realizaram uma atividade conjunta de limpeza do em comemoração à ao dia Internacional do Meio Ambiente, comemorado neste domingo (5).

Ao todo, 82 alunos, professores e policiais conseguiram recolher diversos tipos de materiais da margem do rio, como pneus, garrafas pets, latas, sacolas plásticas em grande número, tambores, dentre outros, colocados em sacolas, que encheram um caminhão .

A maior parte dos resíduos foram encontrados em locais onde normalmente pessoas acampam, inclusive, em vários desses locais havia restos de resíduos de vegetação queimados em fogueiras extintas nesses acampamentos, o que é extremamente perigoso para provocar incêndios, especialmente neste período seco. O material foi levado ao aterro sanitário de .

A intenção é sensibilizar a população da importância de preservar os rios, que são recursos finitos, escassos e esgotáveis e de chamar a atenção para o problema, promovendo a Educação Ambiental, no sentido de diminuir o lançamento de resíduos no rio, bem como a degradação das suas áreas de preservação permanente. O rio Aquidauana extremamente piscoso e é importantíssimo para várias atividades econômicas de vários municípios, dentre elas, a pesca comercial e esportiva que geram renda para milhares de trabalhadores.