Das 67 pessoas que participaram da tentativa de ocupação em uma área pública no , em , apenas 23 compareceram no Cras (Centro de Referência de Assistência Social) da região para a regularização do cadastro habitacional da Amhasf, nesta quinta-feira (23).

Dos envolvidos, conforme a lista entregue ao município pela vereadora Camila Jara (PT), apenas 8 tinham cadastro no banco de dados da agência, ainda necessitando de atualização.

De acordo com o diretor de atendimento do Cras, Claudio Marques, o objetivo do cadastro é inserir os moradores na listagem de futuros beneficiários de moradias, contudo, a inserção não significa que tais moradores irão ser sorteados na frente de quem já está com cadastro regular na Amhasf. “Existem critérios para o processo legal”, explica.

Além dos cadastros, as famílias também passam por triagem para que tenham direito ao programa Recomeçar-Moradia (auxílio-aluguel), que beneficia financeiramente os moradores com R$ 500 para custo de despesas com o pagamento de aluguel de imóvel residencial e demais gastos emergenciais relacionados à habitação.

Desocupação das famílias

Cerca de 70 famílias ocuparam uma área pública no Los Angeles pois estavam sem condições de arcar com aluguel, alimentação e estavam passando por necessidades. Eles improvisaram a construção de barracos com lonas e madeira. Depois disse, viram os barracos sendo destruídos com o que havia dentro por uma retroescavadeira.

Equipes da e GCM (Guarda Civil Metropolitana) acompanharam a ação da (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) para a retirada das famílias que montaram barracos, no começo do mês.