‘Nem por um minutinho’: campanha chama atenção para conscientização de vagas reservadas

Pedindo mais conscientização no trânsito, manifestação ‘estacionou’ cadeiras de rodas com as desculpas ditas por quem estaciona em vagas reservadas

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
vagas reservadas
Cadeiras de rodas foram 'estacionadas' nos locais reservados. (Foto: Marcos Ermínio/Midiamax)

As desculpas são as mesmas: “só parei por um minutinho”, “fui pegar algo e já voltei”, ou até esbravejam contra quem reclama por exigir que não estacione em vagas preferenciais. Cadeirantes, apoiadores da causa e a Polícia Militar de Trânsito realizaram uma manifestação, nesta terça-feira (10), entre a Rua 14 de Julho e a Avenida Afonso Pena, em Campo Grande, pedindo mais conscientização no trânsito.

Para chamar a atenção, cadeiras de rodas foram ‘estacionadas’ nas vagas destinadas à PcD (Pessoa com Deficiência) e de idosos com placas ressaltando as principais desculpas de condutores imprudentes que param nos locais proibidos.

A campanha é realizada pela SDHU (Subsecretaria de Defesa de Direitos Humanos de Campo Grande). O coordenador do setor de Pessoa com Deficiência, Joel Faustino, explica que o alerta é realizado anualmente, principalmente, durante o Maio Amarelo, mês que pede mais conscientização e respeito no trânsito.

“Sonho que um dia não precise de atos como esse, pela mudança das pessoas e respeito as vagas reservadas. Eu só luto porque creio na mudança do ser humano”, disse Faustino.

Manifestantes pedindo conscientização no trânsito
(Foto: Marcos Ermínio/Midiamax)

Conscientização

Pessoas com deficiência relatam que houve uma mudança significativa em relação à infração na Capital, ainda assim, enfrentam o desrespeito. Quando questionam sobre a exclusividade da vaga, recebem reclamação de condutores. Jefferson Costa, de 34 anos, é cadeirante e alerta que a conscientização é constante.

“Ninguém pode falar que não viu ou que não sabe. Os que insistem em desrespeitar é por falta de educação. Aqui no centro é retratado o que passamos todos os dias, é sempre essa desculpa de que é só um minutinho”, finaliza.  

Segundo a subsecretaria, só neste ano, 291 pessoas foram autuadas por estacionar nos locais reservados. Vale lembrar que parar nas vagas é uma infração grave, com sete pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e multa de R$ 291.

Conteúdos relacionados