O livro “Na Sombra do Ipê”, escrito pela jornalista e pesquisadora Mazé Torquato Chotil será lançado na Biblioteca Pública Municipal Anna Luiza Prado Bastos no Horto Florestal, em Campo Grande, nesta quinta-feira (10), a partir das 14 horas. O evento, organizado pela Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo) é aberto ao público.

Doutora em Ciências da Informação e da Comunicação pela de VIII e pós-doutora pela EHESS, Mazé nasceu em Glória de Dourados. Morou em por dez anos e se mudou em 1985 para Paris, onde reside até hoje. Em seu livro, a autora conta uma história que passa por temas como câncer, amizade, tempo e o amor à vida situada em dois universos: Paris e lugares de que fizeram parte de sua infância.

O texto inclui experiências no vilarejo e no bolicho, onde a personagem tem sede de conhecimentos, e pequenos episódios cotidianos, como “esquentar o sol”; a morte súbita do pai da amiga e, mais tarde, o diagnóstico de sua própria enfermidade; os percalços do tratamento e a notícia trágica de sua doença terminal.

Obra de fina sensibilidade, a autora trava um monólogo interior, no fluxo da consciência, estilo tão afeito à literatura memorialística. Divide com sua amiga seu alter ego, o que lhe licencia confessar seus segredos mais recônditos… Realidade ou ficção? Como sabermos se ambas são projeções subjetivas imaginárias, sobretudo no passado, que se submete inexoravelmente às nossas escolhas interpretativas.