Mulheres indígenas serão homenageadas na Aldeia Água Bonita em Campo Grande
A Escola Nacional de Justiça Restaurativa Indígena irá homenagear mulheres indígenas que dignificam sua etnia e nacionalidade e não indígenas, que contribuem com a defesa dos povos originários, em vários estados do País. O evento ocorrerá na Associação da Comunidade Aldeia Água Bonita, no Bairro Tarsila do Amaral, em Campo Grande, com entrega de certificados […]
Diego Alves –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Escola Nacional de Justiça Restaurativa Indígena irá homenagear mulheres indígenas que dignificam sua etnia e nacionalidade e não indígenas, que contribuem com a defesa dos povos originários, em vários estados do País. O evento ocorrerá na Associação da Comunidade Aldeia Água Bonita, no Bairro Tarsila do Amaral, em Campo Grande, com entrega de certificados às agraciadas.
A solenidade de homenagem, intitulada Xunati, Xunáko Seno, – Mulher forte, guerreira (palavras na língua terena) será realizada na OCA da Aldeia Água Bonita, nesta segunda-feira (26), às 18 horas Ra rua Ana Pimentel, n° 73, no Tarsila do Amaral.
A data foi instituída no dia 05 se setembro de 1983, durante o II Encontro de Organizações e Movimentos da América, em Tihuanaçu, na Bolívia, com indicativo de Dia Internacional da Mulher Indígena. A ONU Mulheres escolheu homenagear Bartolina Sisa, mulher quéchua que foi esquartejada durante a rebelião anticolonial de Túpai Katari, no Alto Peru, reafirmando o apoio às mulheres indígenas na busca por justiça e em defesa dos direitos individuais e coletivos.
A ONU Mulher, afirmou que no Brasil e nos países do Cone Sul, as mulheres indígenas desempenham historicamente um papel fundamental como agentes de mudança nas famílias, comunidades e vida do povo. “É importante reconhecer as lutas, conquistas, habilidades e contribuições culturais das mulheres indígenas e também sua enorme responsabilidade na transferência de conhecimento: através de gerações, elas mantém vivos os valores ancestrais dos nosso antepassados”.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista é executado a tiros pelo garupa no Pioneiros
Autor e vítima estavam em uma moto Honda Fan, preta
‘Execução de 94% dos projetos propostos’, diz Governo do Estado sobre 2024
Segundo o executivo, a avaliação anual dos contratos de gestão apresentou resultado positivo
CBF anuncia candidatura de Brasília para sediar final da Libertadores
A decisão da competição será disputada no dia 29 de novembro
Corpo de ex-superintendente da Cultura começa a ser velado na noite desta sexta
O professor foi assassinado por um adolescente, de 17 anos, na madrugada desta sexta
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.