Mato Grosso do Sul enfrenta a atuação de uma massa de ar seco, derrubando os níveis de umidade relativa do ar. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) prorrogou os alertas, neste domingo (14), em todo o Estado. O título de comparação com o deserto africano leva em consideração o clima comumente no continente que registra níveis de 14% a 20%.

Conforme o aviso, de nível laranja, que indica grau de severidade perigoso, a umidade varia de 12% a 20%, com risco de incêndios florestais e à saúde, como ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz. A previsão inicia às 12h e encerra às 18h.

As cidades em principal atenção são: Água Clara, Alcinópolis, Anastácio, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Bandeirantes, Brasilândia, Camapuã, Campo Grande, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corguinho, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dois Irmãos do Buriti, Figueirão, Inocência, Jaraguari, Miranda, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Selvíria, Sidrolândia, Sonora, e Três Lagoas.

Já o aviso amarelo, com potencial de perigo, a umidade varia de 20% a 30%, com baixo risco de incêndios florestais e à saúde, em todas as cidades da região sul e sudeste da cidade.

aviso alerta inmet