O governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, sancionou, nesta terça-feira (17), no Diário Oficial, a instituição da Semana Estadual da Conscientização sobre a Esquizofrenia, com objetivo de orientar a população dos cuidados sobre a doença e combater o preconceito aos moradores diagnosticados.

A Lei 5.881, de autoria do deputado Marçal Filho (PP), será celebrada anualmente no dia 24 de maio, destinando campanhas para orientar a população, por meio de profissionais qualificados, sobre a Esquizofrenia, suas causas, diagnóstico, fatores desencadeantes e cuidados. Semana também irá conscientizar sobre a importância de procurar o para realizar o diagnóstico e o tratamento dos pacientes.

Ainda sobre o diagnóstico, a semana vai ressaltar as características da esquizofrenia, que são: sinais e sintomas pré-mórbidos, depressão, delírios, alucinações, pensamentos desorganizados, comportamento inquieto, irado ou agitado sem motivação, entre outras. Assim, o conhecimento dos moradores irá reforçar o combate ao preconceito e esclarecer a população quanto à necessidade de acompanhamento médico permanente.

Durante a semana, poderão ser desenvolvidas ações para a conscientização da população, por meio de procedimentos informativos, educativos, palestras, audiências públicas, seminários, conferências e a produção de material explicativo, online e/ou impresso, que atinja os objetivos propostos.