Mato Grosso do Sul gerou 7,2 mil novas na indústria em 2021, segundo dados do (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). O número é 5,58% em relação ao fechamento do ano anterior, saltando de 129.739 para 136.983 trabalhadores empregados.

Segundo a (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul), no acumulado de janeiro a dezembro de 2021, a indústria gerou saldo positivo de 7.244 novas vagas, resultantes de 72.422 contratações e 65.178 demissões. No conjunto das atividades industriais, o salário permaneceu com uma média de R$ 2.591 mensais. 

“Ao final do ano, eram quase 137 mil trabalhadores formalmente empregados nas atividades industriais. Esse é o maior resultado para um mês de dezembro dos últimos nove anos. E 2021 encerrou um ciclo de quatro anos consecutivos de abertura de novas vagas nas atividades industriais sul-mato-grossenses”, afirmou o economista e coordenador da Unidade de Economia, Estudos e Pesquisas da Fiems, Ezequiel Resende. 

De acordo com Resende, os dados do Caged demonstram o bom desempenho da indústria na geração de empregos. Ele destaca o ramo da transformação e da construção como as atividades que mais contribuíram, entre elas a fabricação de celulose, de brinquedos e jogos recreativos, confecção,  produção de ferro, edifícios, obras de infraestrutura, alvenaria em geral e instalação e manutenção elétrica. 

No caso dos municípios que mais contribuíram para o resultado, observado em 2021, foram Campo Grande, Três Lagoas, Aparecida do Taboado, e Ribas do Rio Pardo. Somados, os cinco municípios representaram mais de 70% do saldo de abertura de vagas.

Crédito: Fiems/Divulgação