O ministro da Saúde vai cumprir duas agendas em Campo Grande. Os detalhes de sua passagem pela Capital foram divulgados na agenda oficial do titular da pasta no site do Ministério da Saúde. Conforme a publicação, ele vai primeiro, às 15h30, visitar a 17ª Mostra Brasil, aqui tem SUS no Congresso CONASEMS e, posteriormente, participar da cerimônia de abertura do evento, às 19h. Os dois compromissos serão no shopping Bosque dos Ipês.

Neste ano, Campo Grande sedia o encontro de maior discussão sobre saúde pública do país. Anteriormente, a informação foi confirmada pelo secretario estadual de Saúde, Flávio Brito. “Tivemos mais de 7 mil inscritos entre secretários municipais, gestores da saúde”, disse Flávio.

Segundo a Prefeitura de Campo Grande, serão 336 relatos apresentados, sobre o desenvolvimento do trabalho em outros estados e a diversidade na construção política do SUS. A mostra começou em todos os 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, por encontros estaduais do COSEMS (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde), envolvendo 3,334 trabalhos inscritos e debatidos.

O principal objetivo do encontro é apresentar o caráter descentralizado da Mostra que possibilita um processo de reinvenção do Sistema Único de Saúde por todo território nacional. Em cada apresentação uma história, que muitas vezes traz um registro de superação das adversidades diante dos desafios e da escassez de recursos.

Representando a região Centro-Oeste, serão 283 trabalhos apresentados, sendo 71 de Mato Grosso do Sul. Vale lembrar que as pesquisas podem resultar em prêmios.