Mesmo com aumento dos casos de Covid-19, testes seguem apenas nas unidades de saúde da Capital

Com cerca de 250 coletas por dia, Sesau não vai reabrir polo de testagem

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Aumentos de casos de Covid-19 em MS
Aumentos de casos de Covid-19 em MS. (Foto: Marcos Ermínio)

Mesmo com aumento no número de casos de Covid-19 em Mato Grosso do Sul, a procura pela realização de testes para detectar a doença não aumentou significativamente em Campo Grande. De acordo com a prefeitura de Campo Grande, os testes seguem sendo realizados apenas nas 72 UBSFs (Unidade Básica de Saúde da Família) da Capital e não há previsão de abertura de um novo polo ou da reabertura do Centro de Testagem da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), que funcionava em frente à Praça do Rádio Clube e foi fechado no dia 16 de maio. 

A capacidade instalada é de realizar de 1,5 mil a 2 mil testes por dia nestes locais. Hoje a média diária tem sido de 200 a 250 coletas por dia, não havendo portanto, neste momento, a necessidade de abertura de um novo polo para testagem”, explicou por meio de nota. A prefeitura ainda informou que o município pode definir novas estratégias caso haja necessidade.

Vale lembrar que não é necessário fazer o agendamento para realizar o teste de Covid nas unidades de saúde de Campo Grande.

Não é somente na rede pública que poucas pessoas têm procurado o teste para Covid-19. Os autotestes para Covid-19 não apresentaram uma demanda expressiva nas farmácias do Centro de Campo Grande. 

Aumentos de casos de Covid-19 em MS

Em matéria publicada na última segunda-feira (30), o Jornal Midiamax mostrou que, em apenas cinco dias, Mato Grosso do Sul registrou 1.980 novos casos confirmados de Covid-19. O total é 384% maior do que a quantidade de casos novos registrados na semana passada em relação à anterior. 

No último boletim divulgado pela SES no dia 24 de maio, Mato Grosso do Sul tinha 532.048 casos confirmados da doença. O Painel do Ministério da Saúde revela que até a tarde do domingo (29), o Estado tem um total de 534.028, aumento de 1.980 casos no intervalo de cinco dias. Média de 396 novos registros por dia.

Conteúdos relacionados