Com centro de testagem fechado, teste de covid ocorre apenas nas unidades de saúde de Campo Grande

A testagem segue ocorrendo nas unidades de saúde da capital por demanda espontânea e sem necessidade de agendamento
| 16/05/2022
- 14:57
Com centro de testagem fechado, teste de covid ocorre apenas nas unidades de saúde de Campo Grande
O teste de covid-19 é recomendado para quem apresentar sintomas respiratórios. (Foto: Divulgação/PMCG)

Quem procurou efetuar testes de covid-19 na manhã desta segunda-feira (16) no Centro de Testagem da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), nas proximidades da praça do Rádio Clube, precisou voltar para casa. A unidade teve suas atividades encerradas hoje devido à redução da demanda registrada nas últimas semanas.

Com cerca de 194,5 mil testes de antígenos realizados, o Centro de Testagem da UCDB auxiliou na testagem em do município em períodos críticos da pandemia. Deste total de testes, 45,9 mil foram positivos e 148,5 mil negativos. A maior procura no local foi em janeiro, que contabilizou 102,5 mil testes.

Apesar de pegar usuários que foram até o local de surpresa, a (Secretaria Municipal de Saúde) afirmou ao Jornal Midiamax que os testes seguem sendo realizados nas 72 unidades de saúde normalmente, e sem necessidade de agendamento.

Segundo a pasta, é possível realizar a testagem em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e USFs (Unidades de Saúde da Família) da cidade de forma gratuita e por demanda espontânea, sem necessidade de agendamento.

O secretário municipal de saúde José Mauro Filho destaca que o centro de testagem foi importante para o controle epidemiológico da doença. "A disponibilização desta estrutura foi fundamental para que o Município pudesse absorver a demanda por testes e certamente isso impactou de forma positiva no controle epidemiológico da doença, através da detecção precoce", comenta.

Quando devo fazer o teste?

O teste de covid-19 é recomendado para pessoas que estejam com sintomas respiratórios, como tosse, coriza, febre e dor de cabeça, até sete dias. Após a coleta, é preciso aguardar até 20 minutos para sair o resultado, no caso do antígeno. Quem tiver o resultado positivo já recebe a orientação e encaminhamento para unidade de saúde de referência para atendimento.

Além disso, o paciente também passa a ser monitorado pelo serviço da Sesau e poderá entrar em contato com a teleconsulta em caso de dúvidas, pelo telefone 2020-2170.

Veja também

Entregas foram feitas junto com presidente do Incra, Geraldo Melo Filho

Últimas notícias