Cheia de mistérios, a primeira Lua cheia do ano é conhecida como “Lua do Lobo” e acontecerá na noite de segunda-feira (17) em Mato Grosso do Sul.

A lenda começou no hemisfério norte, que está no inverno nessa época do ano. Por lá, nas noites frias de janeiro, os moradores podiam ouvir o uivo dos lobos nessa data. Portanto, a primeira lua cheia do ano ficou conhecida como a Lua do Lobo ou Lua do Lobo Uivante.

Porém, outras culturas deram outros nomes para esse evento:

  • Chinesa: Lua Festiva
  • Celta: Lua Silenciosa
  • Norte-americana: Lua Velha
  • Cherokee: Lua Fria
  • Hemisfério sul: Lua do Feno, do Corço, do Trovão ou até mesmo Lua do Hidromel

Lua cheia de janeiro

O momento exato da Lua do Lobo é 17 de janeiro, às 19h48 (horário de MS). Pois, nesse momento, a Lua atingirá o auge do seu brilho. O satélite natural ficará cheio e visível a olho nu por vários dias seguidos.

Para ver mais detalhes na superfície lunar, pegue um par de binóculos. Um par de binóculos com ampliação de 12x é a melhor opção para visualizar a Lua, mas, quando o disco lunar está totalmente iluminado, qualquer opção é adequada. Um alvo fácil e espetacular para avistar é a proeminente, Tycho.

Superluas de 2022

Para 2022, estão previstas apenas 2 superluas, uma a menos que no ano anterior. Nestes dias, a Lua cheia pode parecer ainda maior e mais brilhante no nosso céu, pois está mais próxima da Terra. À parte dos significados culturais e místicos, é um bom momento para observar nosso satélite natural. Saiba quando ocorrem as superluas, por que acontecem, e como vê-las:

14 de junho – Superlua de Morango

Nasce por volta das 18h, logo após o pôr do Sol, e será visível durante toda a noite. A Lua cheia de junho era conhecida pelos povos nativos norte-americanos como “Lua de Morango”, pois marca o mês em que os frutos selvagens amadurecem naqueles países, no final da primavera (outono no hemisfério Sul).

13 de julho – Superlua dos Cervos

Nasce alguns minutos antes das 18h, e também será visível noite adentro. Nas tradições norte-americanas, a Lua cheia de julho recebia o apelido de “Lua dos Cervos”, pois nesta época crescem os chifres de animais silvestres da família dos cervos – todos os anos, a galhada dos machos cai no inverno e se regenera no verão. … – Veja mais em https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2022/01/13/2022-tera-duas-superluas-entenda-o-fenomeno-e-quando-observa-lo.htm?cmpid=copiaecola