Janeiro registrou 75% de chuvas abaixo do esperado em MS, aponta Cemtec
Em Campo Grande, o esperado também ficou abaixo na média histórica
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O mês de janeiro em Mato Grosso do Sul registrou chuvas abaixo do esperado na média história. Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), os valores ficaram menos de 75% em grande parte dos municípios, principalmente na região pantaneira, centro-sul, centro-norte e sudeste do Estado.
O acumulado de chuvas variou entre 0 a 150 mm, o fenômeno teve influência da atuação de uma massa de ar seco e quente, o que gera um bloqueio atmosférico. Por outro lado, cidades da região leste foram atingidas com chuvas acima da média climática, com acumulado de chuva de 150 a 300 mm, devido à passagem de perturbações atmosféricas, aliado ao transporte de umidade e aquecimento diurno.
Durante o mês, nove municípios apresentaram chuvas acima de 100 mm, entretanto, outros registraram chuvas abaixo de 50 mm. No ranking de cidades com maior precipitação acumulada está Água Clara, Santa Rita do Pardo, Paranaíba, Ribas do Rio Pardo, Pedro Gomes, Camapuã, Campo Grande, Nova Alvorada do Sul, Bandeirantes, Laguna Carapã e Sidrolândia.
Já no prognóstico da precipitação para o trimestre Fevereiro-Março-Abril, o Cemtec prevê que na média climatológica para o trimestre as chuvas variam entre 200 a 400 mm no Estado. A previsão indica que as chuvas ficarão dentro ou ligeiramente abaixo da média climatológica, em grande parte do Estado, com destaque para a região do extremo sul que pode ficar ligeiramente abaixo da média histórica.
“Esta previsão, também, se deve à atuação da La Niña, que é um fenômeno oceânico-atmosférico de resfriamento das águas do Pacífico, e por consequência, gera mudanças nos padrões de precipitação”, informa.
Chuva em Campo Grande
Segundo o meteorologista Natálio Abrãao, apesar das últimas semanas registrarem o acúmulo de 109,5 mm de chuva, também choveu abaixo do esperado para Campo Grande no mês de janeiro.
No mapa de chuvas, a estação do Jardim Paraná registrou 207,8 mm, Santa Luzia com 127,6 mm, Carandá Bosque 143,1 e no Inmet 116,6.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Defesa pede liberdade de jovem preso com Jeep de ex-superintendente da Cultura assassinado
Roberto Figueiredo foi encontrado morto pela irmã na manhã de sexta-feira (13); adolescente confessou o crime e foi apreendido
Projeto de Lei quer proibir acorrentamento de cães e gatos em todo o Estado
De acordo com o texto, o uso de correntes ou o confinamento só será permitido em condições que respeitem as necessidades básicas dos animais
Domingo tem feiras culturais, brechós e show gratuito em Campo Grande
Confira a programação deste domingo
Sacada de madeira cede e engenheiro morre após cair de prédio no Rio Grande do Sul
Vítima caiu em estrutura de ferro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.