(Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) continua com inscrições abertas para de mestrado e doutorado em 2023. O prazo vai até 6 de novembro.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no Portal da Pós-Graduação da instituição. As vagas estão distribuídas em ampla concorrência, ações afirmativas e ao programa de qualificação para servidores públicos.

Podem participar da seleção brasileiros e estrangeiros portadores de diploma devidamente registrado no Brasil. Cada candidato poderá se inscrever em apenas um curso de mestrado e/ou doutorado, caso faça a inscrição em mais de um, será considerada apenas a inscrição mais recente. 

Seleção na UFMS para mestrado e doutorado

A seleção será composta pela prova de línguas e pela avaliação de mérito, que consiste em provas específicas que serão realizadas pelos cursos. Essas provas poderão abranger todos ou alguns dos tipos de avaliação, como análise de currículo, análise e/ou apresentação de pré-projeto, prova de conhecimentos específicos e/ou o uso de nota de provas nacionais da área. 

A prova de línguas está marcada para 18 de novembro na modalidade on-line. As  outras etapas deverão ser realizadas pelos programas de pós-graduação entre 21 de novembro e 8 de dezembro. Todas as orientações para os candidatos estão no edital de seleção

Dúvidas gerais poderão ser esclarecidas pelo e-mail sepos.propp@ufms.br. Dúvidas específicas sobre a etapa de cada curso poderão ser esclarecidas pelos e-mails das pós-graduações, a lista também está no edital de seleção. 

Todas as informações e editais referentes a esta seleção serão publicadas no portal da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação