Inmet está com três alertas de tempestades que cobrem todo o MS

Chuvas devem acontecer, mas o calor não vai embora tão cedo

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
A previsão é de forte chuva e ventos intensos.
A previsão é de forte chuva e ventos intensos.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu três alertas para tempestades em todo Mato Grosso do Sul – dois de perigo potencial e um de perigo -, nesta quinta-feira (17). Os alertas têm vigência até o final da manhã desta sexta-feira (18) e podem ser prolongados, se assim for necessário. 

O alerta laranja cobre a região central e leste do Estado. Já a outra pega o sul de MS e parte do oeste. Por fim, o último alerta encobre a parte norte. Os avisos de perigo potencial (amarelos) preevem chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos..

Já o de perigo (laranja) informa sobre chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e também queda de granizo, com risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

Confira:

 

O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) divulgou que os dias de calor ainda não vão dar trégua e chuvas rápidas darão sensação de tempo abafado e úmido em todo MS nas próximas semanas. A previsão é que a formação de um sistema de baixa pressão no Paraguai favoreça a formação de instabilidades no Estado.

Conforme o monitoramento, até o dia 25 de fevereiro, há probabilidade de chuvas de intensidade de moderada a forte, com acumulados de chuvas entre 10 – 90 mm, e tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo devido ao deslocamento de perturbações atmosféricas (cavados), aliado à disponibilidade de umidade e ao aquecimento diurno.

Conteúdos relacionados