O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alertas para tempestades intensas em maior parte de , nesta sexta-feira (17), e início da nova queda nos termômetros, com aviso de declínio de 5°C nas temperaturas, principalmente, na região sul do Estado.

O aviso da passagem da nova frente fria inicia às 14h desta sexta-feira e segue até às 9h de domingo (19). As principais cidades atingidas são: Amambai, Angélica, Antônio João, Aral Moreira, Batayporã, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Caarapó, Caracol, Coronel Sapucaia, Corumbá, Deodápolis, Douradina, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Jardim, Jateí, Juti, Laguna Carapã, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Nioaque, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho, Rio Brilhante, Sete Quedas, Sidrolândia, Tacuru, e Vicentina.

As chuvas intensas devem atingir volume de 30 a 60 mm por hora ou de 50 a 100 mm por dia, acompanhada de intensos de 60 a 100 km/h e queda de granizo. Há grande risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos, até às 20h desta sexta-feira.

tempestade inmet
Aviso de do Inmet. (Foto: Reprodução)

Tempestade e frente fria

Mal nos despedimos do última passagem de frente fria por Mato Grosso do Sul e os termômetros continuarão gelados com a chegada de uma nova formação de massa de ar frio, principalmente, na região sul do Estado. Embora o alerta, o frio não deve ser tão intenso como o anterior.

De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), há probabilidade de chuvas de intensidade fraca a moderada e tempestades isoladas acompanhadas de raios devido ao deslocamento de cavados, aliado ao fluxo de ar quente e úmido vindo da Amazônia, principalmente nas regiões sul-fronteira, cone-sul, sudoeste do Estado.

Neste período, são esperadas temperaturas com mínima de 14°C e máxima de 25°C, na região do Cone-sul e sul-fronteira. Na região sudoeste, temperaturas mínimas de 20°C e máximas de 30°C. Em Campo Grande, as temperaturas mínimas serão de 18°C e máximas por volta dos 28°C. Ainda conforme o monitoramento, ao longo da semana, provavelmente até a quinta-feira temperaturas máximas estarão em elevação, podendo atingir valores de até 31°C nas regiões Norte e do Pantanal.

“A partir da sexta-feira (17/06) e sábado (18) devem ocorrer chuvas em Mato Grosso do Sul devido, aparentemente, à formação de uma nova frente fria, porém não espera-se queda significativa das temperaturas. As temperaturas mínimas, no domingo (19), devem ficar por volta dos 10 a 14°C na região sul do Estado”, alerta.