IFMS tem 15 projetos finalistas em Feira Brasileira de Ciências e Engenharia
A vigésima edição do evento ocorre a partir desta segunda-feira (14), de forma online
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) participa da 20ª edição da Febrace (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia) promovida pela USP (Escola Politécnica da Universidade de São Paulo), a partir desta segunda-feira (14).
O instituto participa com a apresentação de 15 pesquisas desenvolvidas nos campus Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.
De acordo com o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFMS, Felipe Fernandes, o número de projetos classificados é motivo para se comemorar. “Esse resultado reforça o papel da pesquisa científica na formação dos nossos estudantes do ensino médio e consolida o maior programa vinculado à Propi [Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação], o Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica do IFMS”, destaca.
Um dos projetos finalistas, com o título “Casa: Comunidade Assistiva de Software para Acessibilidade”, foi desenvolvido pelos estudantes Leonardo Nascimento e Murilo Lima, no Campus de Dourados. Segundo o orientador do projeto, professor Ricardo Nascimento, o tema do é de grande relevância por questões de inclusão e acessibilidade web. “Apesar da minha proximidade com o tema, a ideia partiu dos próprios estudantes e fico muito feliz de perceber que nossos alunos têm demonstrado interesse nessa área ainda tão carente de pesquisa e desenvolvimento tecnológico”, destaca o docente. “Tenho certeza que os estudantes-pesquisadores levarão a experiência para toda vida”, conclui.
O estudante Leonardo, que desenvolveu a pesquisa em conjunto com o colega Murilo como TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), descreve a participação na Febrace com felicidade. “Nos empenhamos muito para nos ater aos padrões de divulgação científica dessa feira nacional de tamanha proporção, recheada de talentos e outros trabalhos incríveis”, afirma o estudante.
Além disso, o aluno relata acerca da experiência de estudo no IFMS. “Sinto orgulho e gratidão por representar a família IFMS, a minha segunda casa e lar do ‘projeto Casa’. Como técnico em Informática para Internet formado pelo Campus Dourados, eu não poderia estar melhor preparado para a Febrace”.
O evento ocorre até dia 26 de março, no formato online. Os interessados em conhecer os projetos finalistas podem acessar a visitação virtual no site da Febrace, a partir das 13h (horário de MS).
Ao acessar a página, o “visitante” pode conhecer os projetos por área do conhecimento, sendo disponibilizados o vídeo, pôster e resumo, com a indicação dos respectivos autores e orientadores.
A premiação dos melhores trabalhos será realizada no dia 26 de março, durante o encerramento do evento, com transmissão ao vivo pelo site da Febrace e pelo Youtube.
Para mas informações, acesse o portal da Febrace.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Moradores vivem com lamaçal e enxurradas nas crateras em ruas do Noroeste a cada chuva
Crateras e enxurradas causadas pelas precipitações
Governo anuncia liberação de R$ 7,66 bilhões em emendas para a próxima 2ª
O texto abriu prazo até 31 de dezembro para os beneficiários das “emendas Pix”
VÍDEO: sem horas extras de policiais penais, presídios já deixam de receber visitas
Conforme servidores, o vídeo demonstra a situação de apenas uma unidade
Ex-superintendente lutou com adolescente pra tentar se defender de ser assassinado: O que se sabe
Depois de entrar na casa, adolescente demorou cerca de 1h30 para matar Roberto Figueiredo
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.