O Instituto Federal de abriu 1.670 vagas em técnicos integrados ao ensino médio. As opções são agricultura, agropecuária, alimentos, aquicultura, desenvolvimento de sistemas, edificações, eletrotécnica, informática, informática para internet, mecânica e metalurgia. Há, ainda, uma nova opção de curso, o técnico em administração.

Os cursos são oferecidos nos dez municípios de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, e Três Lagoas. 

Para participar do Exame de Seleção e concorrer a uma vaga, o candidato deve ter concluído o ensino fundamental ou equivalente até a data da matrícula no , prevista para janeiro do ano que vem, além de possuir o Cadastro de Pessoa Física (CPF) em seu nome, já que o número deverá ser informado no ato da inscrição.

Para compreender as regras do processo seletivo e não perder os prazos do cronograma, o candidato deve ler a íntegra do Edital nº 061/2022. No hotsite do Exame de Seleção 2023 também estão disponibilizadas mais informações.

Em caso de dúvidas, o contato com a Comissão Central do Exame pode ser feito pelo e-mail processoseletivo@ifms.edu.br.

Inscrições

Poderão ser feitas a partir de sexta-feira, 12, pela Página do Candidato da Central de Seleção. Só serão aceitas inscrições feitas com o CPF e demais dados do próprio candidato. O valor da taxa é de R$ 20,00.

Será concedida isenção da taxa aos candidatos que apresentarem documento que comprove estarem matriculados ou terem concluído o nono ano do ensino fundamental em escola pública (declarações escolares, boletins ou outros documentos emitidos pela escola) ou que apresentem o CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais). 

O pedido de isenção deverá ser feito entre 12 de agosto e 23 de setembro, no ato da inscrição, selecionando o item “Isento” no sistema, devendo ser anexado o documento comprobatório.  As inscrições terminam no dia 5 de outubro.

Cursos

No ensino técnico integrado, o estudante tem a oportunidade de fazer, ao mesmo tempo, o ensino médio regular e a formação profissional e técnica escolhida. Após se formar, o diploma possibilitará o ingresso na universidade ou no mundo de trabalho. Todos os cursos são ofertados gratuitamente.

Mais informações sobre cada opção ofertada pelo Exame de Seleção estão disponíveis na página dos Cursos Técnicos Integrados