O HCAA (Hospital de Câncer Alfredo Abrão) e a Rede Feminina de Combate ao Câncer abrem oficialmente, na próxima terça-feira (4) a Campanha Outubro Rosa 2022, com oferta de exames gratuitos, em Campo Grande.

Estimulando o diagnóstico precoce em prevenção a esta neoplasia, o HCAA multiplicará o acesso ao principal exame de rastreamento: a Mamografia.

Com apoio da carreta do Sesc Mulher e das Secretarias de Saúde do Município e do Estado, serão ofertados no HCAA os exames, entre os dias 5 e 31 do mês de outubro, exceto feriados. Serão distribuídas 80 senhas por dia, para mulheres entre 40 a 65 anos, de segunda à sexta-feira.

As mulheres, de 40 aos 65 anos, interessadas poderão ir diretamente ao Hospital de Câncer, na Rua Marechal Rondon, nº 1053, a partir de quarta-feira (5), às 6h, pegar uma senha e fazer no mesmo dia o exame. Quem procurar os exames deve levar RG, CPF e o Cartão do SUS.

No local estará a Carreta Sesc Mulher que se uniu ao HCAA e à Rede Feminina na missão solidária de multiplicar a prevenção com a queda na realização dos exames preventivos em função da pandemia.

Números

De acordo como INCA (Instituto Nacional do Câncer) sem considerar os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama feminina ocupa a primeira posição mais frequente em todas as Regiões brasileiras.

Em Mato Grosso do Sul, o índice do instituto aponta 850 novos casos da doença, para cada ano do triênio 2020-2022. No Brasil estimam-se que serão 66.280 casos novos de câncer de mama. Esse valor corresponde a um risco estimado de 61,61 casos novos a cada 100 mil mulheres.