Há 10 dias do fim do prazo, apenas 18% das crianças tomaram vacina contra a poliomielite
Vacina é uma das principais do calendário vacinal e protege as crianças da paralisia infantil
Priscilla Peres –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A paralisia infantil é uma doença contagiosa e sem cura que pode levar à perda de movimentos de membros do corpo. Para se prevenir é simples, basta tomar uma vacina. Porém, mesmo diante do risco, apenas 18% das crianças entre 1 e 4 anos de Campo Grande foram vacinadas contra a poliomielite na campanha iniciada em agosto.
A doença está erradicada no Brasil, mas é justamente por haver risco para as crianças, visto que o vírus ainda está circulante em alguns países, que a campanha está ocorrendo em todo o País. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é que 95% das mais de 57,4 mil crianças campo-grandenses nesta faixa etária sejam imunizadas.
O prazo para se vacinar contra a doença termina em 10 dias, no fim de setembro. “O perigo é que tenhamos o mesmo cenário que se apresentou em relação ao sarampo. Em 2019, Campo Grande registrou novamente um caso da doença, em uma criança que ainda não tinha recebido a vacina e havia viajado para São Paulo”, explica o secretário municipal de saúde, José Mauro Filho.
Segundo o gestor da pasta de saúde, cada novo caso fora do país representa um risco maior para os moradores de Campo Grande. Além desta campanha, acontece também a de multivacinação para atualização de caderneta, que tem como público-alvo crianças e adolescentes de até 14 anos.
Cerca de 68 mil crianças e adolescentes foram até as unidades de saúde com seus pais ou responsáveis legais para verificar a necessidade da atualização da caderneta, e deste total, pouco mais de 19,7 mil receberam pelo menos uma dose que estava em atraso.
Notícias mais lidas agora
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
Últimas Notícias
Novo procedimento em Lula foi ‘um sucesso’, diz médico após embolização na artéria
O presidente Lula (PT) passou, na manhã desta quinta-feira (12), por um novo procedimento no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. O médico Roberto Kalil disse que “foi um sucesso” e o presidente está acordado e conversando. Lula foi submetido a uma embolização de artéria meníngea média. O objetivo era bloquear o fluxo de sangue no…
Está na lista? Prefeitura convoca aprovados em seleção para auxiliar administrativo e financeiro
O auxiliar administrativo e financeiro irá desenvolver atividades de processamento, conferência e registro da rotina administrativa
Bebida em excesso, strip-tease e flerte com chefe: evite as gafes na confraternização da firma
Confira dicas para não passar vergonha na festa de fim de ano da empresa
Sexta rodada da Champions termina com jogão entre Barcelona e Borussia Dortmund e Manchester City correndo riscos
Barcelona vence e assume o segundo lugar; City perde mais uma e se complica
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.