#Gabaritei: Revisão de geografia relembra atualidades que podem cair na prova do Enem

Professores especialistas gravaram conteúdo exclusivos para o leitor do Jornal Midiamax

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A semana é de revisão de assuntos importantes para se preparar para o Enem. A primeira etapa de provas acontece no domingo (13) e o #Gabaritei do Jornal Midiamax revisa as principais matérias para os 43 mil alunos que farão o Enem em Mato Grosso do Sul.

Na revisão desta quinta-feira (10), o professor Edson Bode fala sobre Geografia e Atualidades. Para ele, o mais importante é relembrar os principais acontecimentos de 2022, chamadas de efemérides e que costumam cair na prova do Enem.

“Números redondos, que marcam época são importantes serem relembrados”, diz ele ao citar que em 2022 a Lei de Cotas completa 10 anos de criação no Brasil. Outra data importante, é o Massacre do Carandiru que ocorreu em outubro de 1992, há 30 anos.

No cenário político, há 30 anos aconteciam a instauração no Senado do impeachment do presidente Collor e o afastamento dele da presidência por meio de renúncia. Época marcado pelo movimento dos caras pintadas.

Há 60 anos ocorria a Crise dos Mísseis, um incidente diplomático entre Estados Unidos e União Soviética. Outro tema importante são os 70 anos de reinado de Elizabeth II, seguido de sua morte em 2022.

Em 1942, há 80 anos, o Brasil declarou guerra à Alemanha nazista e à Itália fascista. Há 90 anos, no governo de Getúlio Vargas, acontecia o direito ao voto conquistado pelas mulheres. A Guerra Civil conhecida como Revolução Constitucionalista aconteceu em 1932, há 90 anos.

Também em 1932 foi criado o Estado de Maracaju, como fato da história regional. Há 100 anos, Santos Dumont cometeu suicídio em um hotel do Guarujá. E também completa 100 anos do comunismo no Brasil.

O professor destaca que é importante estudar a Guerra da Ucrânia que ocorre desde fevereiro deste ano. “Navegar é preciso, viver não é preciso. Coloquei essa frase para relembrar dos 450 anos de os Lusíadas e finalizo lembrando que em 2022 também completam 200 anos da Independência do Brasil”, termina o professor Bode.

Sabendo de algo que MS precisa saber? Conta pro Midiamax!

Se você está por dentro de alguma informação que acha importante o público saber, fale com jornalistas do Jornal Midiamax!

Fala Povo: O leitor pode falar direto no WhatsApp do Jornal Midiamax pelo número (67) 99207-4330. O canal de comunicação serve para os leitores falarem com os jornalistas. Se preferir, você também pode falar com o Jornal direto no Messenger do Facebook.

Você pode enviar flagrantes inusitados, denúncias, reclamações e sugestões com total sigilo garantido pela lei.

Acompanhe nossas atualizações no FacebookInstagram e Tiktok

Conteúdos relacionados

Cidade do Natal