Frutas da estação: confira o que fica mais barato consumir em janeiro
Laranja fica cerca de 10% mais barata neste mês
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Boa parte das listas de resoluções de ano novo devem ter entre as promessas alimentar-se de forma mais saudável em 2022. Não é tarefa difícil, considerando que o primeiro passo é consumir mais frutas, verduras e legumes. Mas, quais são os hortifrutis e hortaliças mais em conta, para que a resolução não pese no bolso?
O Jornal Midiamax foi atrás e preparou a relação dos alimentos que vão fazer bem não só ao corpo, mas, também, ao bolso. A lista tem uma velha conhecida do dia a dia dos campo-grandenses e a expectativa é que cresça até o fim do mês.
De acordo com o diretor de abastecimento e mercado da Ceasa (Central de Abastecimento de Mato Grosso do Sul), Fernando Begena, a safra de frutas em janeiro inclui abacaxi, laranja, melancia, nectarina, mamão, maracujá, uva e outras demais. Em relação aos preços, o responsável destaca que o Ceasa ainda não sofreu muitos reflexos nos preços dos produtos, e por enquanto, somente a laranja apresentou queda de cerca de 10% em seu valor.
No entanto, Fernando Begena aponta que há expectativas de queda de preços no mamão e no abacaxi. “Aguardamos, aí, o abacaxi, além do mamão aqui do estado, que contribuem para uma queda mais significativa nos preços”, adianta Begena. A safra de verduras e legumes abrange alface, couve, abobrinha, quiabo, pimentão, pepino e tomate. O valor destes produtos, em contrapartida, aumentaram devido às chuvas este mês. Acerca disso, o diretor de abastecimento e mercado revela que é necessário aguardar.
Qual o valor nutricional das frutas e verduras da estação?
Aliar uma alimentação saudável ao custo-benefício dos alimentos da safra pode trazer inúmeras vantagens para o seu corpo e para suas finanças. Conforme a nutricionista mestre em Tecnologia e Saúde e docente no Senac Turismo e Gastronomia, Melina Ribeiro Fernandes, o consumo de frutas e verduras da estação é benéfico por diversos motivos, entre eles o valor nutricional.
“A safra demanda menores interferências químicas e humanas para o desenvolvimento dos alimentos, e com isso, é natural também que façam a captação de mais nutrientes do solo em que estão crescendo se tornando mais nutritivas e com características mais marcantes de sabor, aromas e maturação perfeita”.
Ribeiro também destaca que frutas amarelas e alaranjadas como abacaxi, laranja, maracujá, mamão, que fazem parte da safra de janeiro, são ricas em vitaminas A, C, complexo B, cálcio, ferro, fósforo, potássio, manganês e magnésio, e portanto, fundamentais para o fortalecimento da imunidade.
Já a melancia, é rica em potássio e magnésio, traz efeitos benéficos no equilíbrio de líquidos corporais, ajudando a prevenir a retenção de hídrica e a promover uma pele bem hidratada e jovial.
As verduras como tomate, pimentão, abobrinha e pepino, quando consumidos na época certa da safra também podem funcionar como alternativa para garantir uma alimentação mais natural e saudável. Acerca disso, a nutricionista declara “a alimentação diária com frutas e verduras da estação é uma forma de ter um estilo de vida mais saudável, consciente e sustentável”.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Viajando pela América do Sul, os alemães Uwe e Kerstin curtem natureza de MS em motorhome
Casal viaja pelo Brasil e Bolívia na companhia de seus dois cachorros
Comemoração do centenário Rádio Clube reúne atletas em corrida pela Afonso Pena
Percurso de sete quilômetros interditou trechos de cruzamentos da avenida
Imprensa internacional repercute prisão de Braga Netto e destaca proximidade com Bolsonaro
O Washington Post escreveu que Braga Netto foi formalmente acusado em novembro
Homem é agredido com mata-leão após pedir para vizinhos abaixarem o som no São Conrado
Vizinhos relataram que a vítima teria partido para cima de um deles antes de ser agredido
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.