O Dia D de vacinação contra poliomielite e multivacinação em crianças começou às 7h30 neste sábado (20). No entanto, o frio extremo que atinge Campo Grande espantou os moradores e deixou as unidades de saúde vazias.

No Posto de Saúde 26 de Agosto, no bairro São Francisco, a equipe médica informou que o movimento está fraco. Porém, apesar das baixas temperaturas, a baixa adesão da vacinação é recorrente. Com o frio, maior número de pais deixou de levar seus filhos para a atualização da caderneta de vacinas.  

Maichele Leite, 34 anos, é dona de casa. Ela aproveitou o início da manhã para levar o filho de dois anos para tomar a dose de reforço da pólio. Ao Jornal Midiamax, ela informou que criança havia tomado a primeira dose no primeiro ano de vida e não sabia, até então, da necessidade do reforço. A pediatra indicou a aplicação da vacina novamente.

Para ela, falta de informações gera dúvidas. “Eu acho que tinham que deixar mais claro sobre a vacinação”, diz.

Dia D de vacinação

O Dia D de vacinação contra a poliomielite e de multivacinação para atualização da caderneta segue até o fim do dia. Na Capital, são 17 pontos de vacinação, entre unidades de saúde, shoppings e um ginásio.

A campanha foi aberta pelo Ministério da Saúde no dia 8 de agosto e vai até 9 de setembro em todo o Brasil, envolvendo a aplicação de doses das 18 vacinas que compõem o Calendário Nacional de Vacinação da criança e do adolescente.

A imunização contra a pólio é destinada aos menores de 5 anos. Para a atualização das vacinas de rotina (multivacinação), o público-alvo inclui os menores de 15 anos.

Confira os pontos de vacinação: