Exaltando importância na proteção da fronteira, CMO celebra Dia do Exército

Houve a condecoração de 42 pessoas entre militares e civis
| 19/04/2022
- 11:43
Exaltando importância na proteção da fronteira, CMO celebra Dia do Exército
Militares durante celebração nesta terça (Foto: Marcos Ermínio/Midiamax)

Foi celebrado na manhã desta terça-feira (19) no CMO (Comando do Militar do Oeste) o Dia do Exército, comemorado todo dia 19 de abril. A cerimônia contou com a presença de dezenas de autoridades civis e militares.

Houve a condecoração de 46 pessoas entre militares e civis com a Medalha do . Além disso, também houve a apresentação dos batalhões do Comando, execução de hinos a brados de guerra.

Em seu discurso, o comandante do CMO, que tomou posse de seu cargo em Mato Grosso do Sul há poucos dias, o general Anisio David de Oliveira Junior, destacou a importância da presença do Exército na fronteira.

"A ligação das Forças Armadas com a formação da fronteira é fundamental com a criação de alguns fortes. Tivemos também na Guerra do Paraguai um papel fantástico", ressaltou o comandante, que ainda falou sobre o papel dos militares do CMO na 2ª Guerra Mundial e na missão de paz no haiti.

Dia do Exército

Esta data homenageia a força e presença do exército nacional brasileiro como entidade de proteção do território e nação brasileira. O Dia do Exército é celebrado em 19 de abril em memória da Batalha dos Guararapes, que ocorreu em 19 de abril de 1648, no estado de Pernambuco.

Neste episódio, um grupo de brasileiros, de diferentes etnias, mas com o mesmo sentido patriótico, se reuniu pela primeira vez para combater a dominação holandesa.

Oficialmente, o Exército Brasileiro foi criado em 1822, como um órgão subordinado ao Ministério da Defesa.

Veja também

A PMA (Polícia Militar Ambiental de São Gabriel do Oeste captura serpente em ferro velho...

Últimas notícias