O Bioparque do Pantanal, mais conhecido como Aquário do Pantanal, abriu oficialmente ao público, nesta segunda-feira (2), e os primeiros a conhecerem o espaço foram os estudantes da Henrique Ciryllo Correa, localizada na Vila Rica, em Campo Grande. Até agora, o espaço localizado nos altos da Avenida Afonso Pena, havia recebido apenas estudantes, profissionais, entre outros, mas com horários especiais agendados.

Hoje, a animação tomou conta do local com as crianças que estavam ansiosas e curiosas para ver cada detalhe. A Keila Alves, de 28 anos, conta que a ansiedade dos alunos era muito grande e que teve até com dor de barriga de tanta expectativa para ver e aprender com as atrações do Bioparque do Pantanal.

Aquário do Pantanal abre ao público
Professora diz que alunos estavam ansiosos para conhecer o local. (Foto: Nathalia Alcântara/ Jornal Midiamax)

A aluna Mirela Louze, de 11 anos, foi uma que ficou ansiosa para conhecer o local. “Estou amando estar aqui. Estava muito animada, tive dor de barriga e não dormi a noite. Ficava pensando como seriam os peixes e quero tirar muitas fotos para mostrar para os meus avós”, conta Mirela.

Aquário do Pantanal é aberto oficialmente ao público
Alunos conheceram o Aquário do Pantanal (Foto: Nathalia Alcântara/ Jornal Midiamax)

Já Gustavo de Souza, de 11 anos, não pode levar o celular, mas também estava muito animado para conhecer a atração. “Não vou conseguir tirar foto, mas quero ver tudo para contar para minha mãe”, disse o estudante.

Isadora Alves de Freitas, de 10 anos, estava com a câmera do celular aberta desde que entrou no ônibus para fazer muitas fotos. “Eu até sonhei que estava entrando aqui”, diz a estudante, que contou que sempre passava pelo aquário e estava muito feliz de conseguir finalmente entrar no Bioparque do Pantanal.

Crianças estavam com os celulares a postos para tirar fotos. (Foto: Nathalia Alcântara/ Jornal Midiamax)

O gestor do núcleo de educação ambiental do Bioparque, Tiago Green de Freitas, explica que o Bioparque tem uma proposta para as crianças desenvolverem habilidades e competências. “A intenção é amplificar o conhecimento deles [das crianças] usando essa imensa ferramenta que é o Bioparque. É uma proposta pedagógica desenvolvida aqui”, diz Freitas.

Aquário do Pantanal abre ao público
Gestor do núcleo de educação ambiental. (Foto: Nathalia Alcântara/ Jornal Midiamax)

No período da manhã estiveram no local os alunos do 5º e 6º ano, e durante à tarde, será a vez dos alunos de 7º ao 9º ano. Durante o dia são esperadas 400 pessoas no Bioparque Pantanal. O Projeto Florestinha da PMA (Polícia Militar Ambiental) também acompanha o circuito com as crianças.

Programação

Terça-feira: público geral e instituições privadas;
Quarta-feira: alunos das escolas municipais;
Quinta-feira: público geral e instituições;
Sexta-feira: público e universidades.

Bioparque Pantanal

Após abertura da agenda de maio, aproximadamente 12 mil pessoas se cadastraram, portanto, devem visitar o Aquário do Pantanal ao longo do mês. Atualmente, o agendamento está fechado, mas, de acordo com o Governo do Estado, será reaberto na segunda quinzena de maio.

No dia em que o sistema de agendamento foi aberto, 22 de abril, foram registrados 18 mil acessos por minuto, o que levou o site a ficar instável. Assim, muitas pessoas não conseguiram fazer o esperado agendamento para visitar a atração.

Alunos conhecem o Bioparque do Pantanal. (Foto: Nathalia Alcântara/ Jornal Midiamax)