Escolas municipais vacinam alunos contra a Covid em Campo Grande
Nesta quarta-feira, 70% dos alunos da Escola Padre Tomaz Ghirardelli foram imunizados, mas 20% dos pais ainda seguem resistentes à vacina
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Em um mutirão de vacinação, estudantes da Reme (Rede Municipal de Educação) agora podem ser vacinados contra a Covid-19 na própria escola que estudam. Nesta quarta-feira (16), os alunos da Escola Padre Tomaz Ghirardelli, que ainda não tinham sido imunizados já receberam a 1ª dose da vacina.
Clarisse Cassol Miranda é a diretora da escola, localizada no Bairro Lageado, em Campo Grande. Ela explica que, ao todo, são 2.500 alunos. Quando as aulas começaram, apenas 40% dos estudantes estavam imunizados e agora, com o dia voltado para a vacinação, nesta quarta-feira, o colégio conseguiu vacinar 70% de todas as crianças acima de 5 anos.
“Só vacinamos com a autorização dos responsáveis. Enviamos um bilhete e, se autorizado, o estudante recebe a vacina. Aproximadamente 20% dos pais ainda não autorizaram os filhos” a serem imunizados, explicou.
Conforme a Semed (Secretaria Municipal de Educação), hoje, a vacinação acontece na Escola Padre Tomaz e apenas os alunos que estudam no local podem se vacinar. Uma equipe da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) vai percorrer várias escolas municipais para conseguir aumentar o número de crianças imunizadas contra a covid.
Os pais são avisados com antecedência e, se autorizado, o estudante consegue se vacinar na escola. Como é o caso da pequena Larissa Manoela, de 5 anos. Nesta quarta-feira, a aluna recebeu a dose do imunizante e esbanjou coragem. Sem chorar, a Larissa ainda saiu da sala de vacinação dizendo que ‘nem doeu’.
Segundo a SES (Secretaria de Estado de Saúde), até o final da manhã desta quarta-feira, mais de 43% das crianças foram imunizadas com a primeira dose em Campo Grande.
Pontos de vacinação em Campo Grande
Ao todo, são mais de 40 pontos de vacinação disponibilizados pela Prefeitura. Unidades de saúde, Drive-Thru e pontos de vacinação itinerante aplicarão qualquer uma das doses de todos os imunizantes disponíveis, com exceção da vacina pediátrica da Pfizer, a qual deve ser mantida um período de observação por equipe de saúde e médico, caso haja necessidade.
As crianças a partir dos 5 anos, por exemplo, poderão receber a primeira dose da vacina, assim como aquelas que já iniciaram o cronograma de vacinação e tomaram a vacina Coronavac até o dia 16 de fevereiro, ou a Pfizer pediátrica até o dia 19 de janeiro, essas tomarão a segunda dose.
Quem tem 12 anos ou mais e ainda não recebeu nenhuma dose da vacina, também poderá buscar qualquer um dos pontos de vacinação para se proteger da Covid-19.
Quem tomou a vacina Astrazeneca-Oxford-Fiocruz até o dia 13 de janeiro deverá procurar um dos pontos de imunização, assim como quem foi vacinado com Coronavac-Sinovac-Butantan até dia 16 de fevereiro ou Comirnaty-Pfizer até 18 do mesmo mês, para receber a segunda dose.
A terceira dose também está disponível para toda a população com 18 anos ou mais e que tomou as duas doses da vacina até o dia 14 de novembro ou que tenha tomado a segunda dose há pelo menos 28 dias e tenha algum imunocomprometimento grave.
Também é contemplado com a terceira dose quem tem 12 anos ou mais e possui algum imunocomprometimento grave. Neste caso, é necessária a apresentação do laudo médico, que ficará retido na unidade de saúde — a data da última dose também é até 14 de novembro.
O reforço está disponível para quem foi vacinado com a dose da Janssen até 14 de novembro. Quem já está com o esquema vacinal completo com as três doses desde o dia 13 de novembro já pode receber a quarta dose, um segundo reforço, desde que faça parte de um dos seguintes grupos: trabalhadores da saúde com 18 anos ou mais, pessoas com 60 anos ou mais e quem tenha imunocomprometimento grave com 18 anos ou mais.
Notícias mais lidas agora
- Médica conta em julgamento que mãe não olhou para Sophia ao saber da morte e questiona reação
- Psicólogo constatou que mãe de Sophia teria Síndrome de Estocolmo após três sessões com a ré
- Ainda dá tempo: Negociação desconto do Refis termina na próxima sexta-feira
- Operação prende ladrões de shopping que roubaram R$ 600 mil de joalheria de Campo Grande
Últimas Notícias
Judiciário implementa sistema Painel de Autocorreição em MS
O sistema também indica se as metas estão sendo cumpridas
Funtrab disponibiliza 1.062 vagas de emprego em Campo Grande nesta quinta
1.062 vagas de emprego nesta quinta
Senado retira de pauta projeto que legalizaria bingos e cassinos
Depois de parlamentares discursarem de forma contrária ao requerimento de urgência
Vitória e Grêmio empatam em duelo direto na busca por vaga na Sul-Americana
Pela 37ª e penúltima rodada do Brasileirão
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.