A SEMEC (Secretaria Municipal de e Cultura) de recebeu a de 390 livros de literatura infantojuvenil regional que serão distribuídos em CEIs (Centros de Educação Infantil), escolas e para a biblioteca da cidade, na tarde desta sexta-feira (13).

Os exemplares foram escritos por Mara Calvis e coautores em conjunto com o projeto “Ler, Conhecer e Preservar a Identidade Sul-Mato-Grossense”. Os livros retratam temas regionais como a identidade, a história, geografia, as lendas, pontos turísticos, cultura, fauna e flora da nossa região para a aproximação de crianças e adolescentes com o estado.

Os livros foram divididos em 39 kits com 10 unidades e distribuídos para as escolas municipais. Os títulos presentes nos kits são “Jujuba, a seriema viajante – Sabores e Fronteiras do MS”, “Morgana e a Chalana – Pelas Águas do Pantanal/MS”, “Ñande Retã, Nosso Território – Povos indígenas de Mato Grosso do Sul”, Tuco, o Tucano Bom de Bico e os Sabores de Mato Grosso do Sul”, “Alfabeto Ecológico do Pantanal”, “Algumas Coisinhas que me Deixam Muito Feliz em Meu Mato Grosso do Sul”, “As aventuras de Ygor, o peixe barbado – Nas Águas de Campo Grande”, “As aventuras de Ygor, o peixe barbado – Nas Águas de Mato Grosso do Sul”, “As Curiosidades de Tatá” e “Cacá, a Jaguatirica”.

Foto: Divulgação/PMTL
Foto: Divulgação/PMTL

A autora dos livros, Mara Calvis explica que é uma honra ver suas produções chegando até crianças e adolescentes. “É uma honra para mim poder ver meus livros chegando a cada vez mais sul-mato-grossenses e, mais do que isso, possibilitando que crianças e adolescentes adquiram o hábito da leitura, conhecendo a fundo elementos da terra onde vivem”, afirma.