A Joaquim Murtinho está comemorando, nesta quarta-feira (15), 100 anos de história, na Avenida Afonso Pena, em . A administração adotou a data de 13 de junho de 1922 como marco inicial do colégio.

A escola é mantida atualmente pela SED (Secretaria de Estado de Educação) e foi inaugurada oficialmente no dia 26 de julho de 1926, no governo de Estevan Corrêa, com o nome de Escola Normal Modelo Joaquim Murtinho. Porém, o prédio já funcionava.

A programação, nesta quarta, começou às 8h e segue até as 20h, com diversas atividades e, principalmente, o encontro de gerações. Há exposições de fotos desde a antiguidade até os dias atuais, além de trabalhos produzidos pelos alunos.

Centenário da escola Joaquim Murtinho (Foto: de França/Jornal Midiamax)

Durante todo o dia, a quadra do Joaquim Murtinho será palco de apresentações culturais, sarais e musicais, que celebram toda a história do local.

Um dos momentos marcantes durante a celebração foi o “resgate” da cápsula do tempo enterrada na escola pelos alunos da turma de 2017. Alguns dos estudantes estiveram presentes para reler as cartas deixadas por eles 5 anos atrás.

Cápsula do tempo (Foto: Arquivo pessoal)

Fizeram parte da Joaquim Murtinho

joaquim murtinho
Antigo prédio da escola, que foi demolido nos anos 1970 (Foto: Redes Sociais)

Nas redes sociais, alunos, professores e pessoas que fizeram parte da escola comemoraram junto. “100 anos da Escola Estadual Joaquim Murtinho em Campo Grande MS, formando mais de 500 mil alunos e ajudando formar a população sul-mato-grossense”, divulgou a escola Joaquim Murtinho.

“Que legal! Fiz meu ensino médio lá e me lembro de ir de moto todas às noites. Fiz Contabilidade. Parabéns pelos 100 anos”, escreveu um ex-aluno.

“Desde 2006 faço parte do quadro de professores […] Mais que um prédio, um lugar, um patrimônio histórico de e da sociedade campo-grandense. Tenho muito orgulho de poder fazer parte dessa história de 100 anos”, postou um professor.

Centenário da escola (Foto: Leonardo de França/Jornal Midiamax)