Equipe derruba árvore sem aviso prévio, assusta pacientes e danifica telhas de posto de saúde

Prefeitura alega que será feito o plantio de sete mudas de espécies de médio porte na calçada da unidade

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Retirada de árvore de grande porte danificou telhas da unidade. (Foto: Fala Povo)

Uma árvore de grande porte localizada na calçada do UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro Universitário foi retirada nesta terça-feira (13), sem aviso prévio e assustando funcionários e pacientes que estavam no local.

Funcionário da unidade entrou em contato com o Jornal Midiamax para informar que eles não haviam sido informados de que a retirada das árvores seria hoje e se assustaram com a situação. “A equipe começou a derrubar a mangueira, caindo troncos grande e a unidade estava lotada de pacientes. Pedimos pra eles pararem para a gente poder evacuar o local, mas eles se recusaram”, conta.

Diante da situação, os pacientes tiveram que sair às pressas do local, que teve várias telhas quebradas por galhos da árvore. Ainda de acordo com o funcionário, o agendamento das consultas começa às 13h, horário de sol quente as árvores eram o “único conforto dos pacientes”.

Árvores estavam doentes

Em nota, a Secretaria municipal de saúde afirma que desde fevereiro deste ano possui um parecer favorável por parte da Semadur para a retirada de quatro árvores da calçada da UBS Universitário, sendo três delas da espécie sibipiruna e uma mangueira.

“Estas plantas, além de estarem adoecidas com fungos e infestação de cupins, estando uma delas já com risco de queda por estar parcialmente seca, prejudicavam a estrutura da unidade de saúde, uma vez que com a queda de seus galhos e frutos, telhas eram danificadas, e calhas eram entupidas pelas folhas que se desprendem das árvores, provocando assim extravasamento da água de precipitações para dentro do prédio na época de chuva”.

Com a recomendação por parte do órgão responsável para a retirada das plantas, houve também a orientação que seja feito, posteriormente, o plantio de sete mudas de espécies de médio porte na calçada da unidade, sendo inclusive orientadas sobre quais espécies poderiam ser plantadas no local.

Quanto aos atendimentos no local, os pacientes que possuíam atendimento agendado para o horário em que se está fazendo a poda da árvore, serão reagendados para a data mais próxima disponível.

Conteúdos relacionados