A Subea (Subsecretaria de Bem-Estar Animal) comemorou, neste sábado, um ano de atendimento no serviço itinerante voltado para ongs (Organização Não-Governamental) e protetores independentes de . Desde maio de 2021, foram 5 mil animais, entre cães e gatos, assistidos.

De acordo com a subsecretaria, os serviços são diversos, como a assistência veterinária, vacinação, vermifugação, microchipagem e demais atividades a 2.484 gatos e 2.525 cães, em todas as sete regiões da cidade. O serviço também é levados aos eventos realizados pela Prefeitura Municipal.
O atendimento é feito in loco, pois são muitos animais abrigados por Ongs e protetores, facilitando para o segmento principalmente na questão financeira e ainda não havendo a necessidade de transportar vários animais para consultas.

A cabeleireira Graziela Siqueira Domingues, que é protetora independente de animais fazendo o acolhimento em sua residência, disse que a iniciativa traz alívio para pessoas que, assim como ela, doam seu tempo e recursos em prol do bem-estar dos animais abandonados. “O atendimento da equipe tem sido valioso para os meus animais. O serviço da Subea me auxilia principalmente na questão de orientação veterinária e ainda consigo viabilizar as castrações que o órgão realiza dentro de outro programa que eles oferecem”.

Eliane Margarete Pereira é pedagoga, também é protetora independente e já que sempre enfrentou muita dificuldade em levar sozinha todos os animais ao veterinário. “Eu tenho 170 gatos e 6 cães, pensa então quando preciso levá-los ao veterinário, me toma muito tempo e ainda tem toda uma logística para fazer isso, que a partir do atendimento da Subea, tornou tudo isso mais fácil. Protetores como eu, muitas vezes não tem condições de levar os pets doentes ao veterinário, ainda mais quando é por nossa conta. Esse serviço veio trazer um alívio a todos nós”.

atendimentos Subea
Atendimento de equipe (Foto: Divulgação/PMCG)

Como solicitar atendimentos?

“O Subea Itinerante é uma das ações da mais solicitadas, pois auxilia bastante o segmento. Além disso, o programa faz parte das propostas de benefícios para o terceiro setor, que atua na causa e na proteção e acolhimento animal”, justifica a subsecretária do Bem-Estar Animal Ana Cristina Camargo Castro.

Vale lembrar que os atendimentos, destinados exclusivamente a Ongs e protetores independentes, podem ser solicitados mediante agendamento prévio pelo telefone 2020-1397 e também pelo atendimento Fala Campo grande 156.