Em poucos minutos, a rajadas de registradas em , na tarde desta terça-feira (16), causou vários prejuízos durante a de areia. O fenômeno trouxe rajadas de vento de mais de 85 km/h, segundo o meteorologista Nathálio Abraão. O monitoramento do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) aponta que choveu cerca de 11 mm na estação do Córrego Anhanduizinho.

Dentre os danos, moradores e comerciantes do Jardim Tijuca, foram surpreendidos pela rajada de vento que arremessou placas comerciais e ‘quase' arrastou que passava pela Rua Panambi Vera. Segundo Luís Phelipe Chaves dos Santos, as câmeras de segurança flagraram o registro da ventania. Placas de preços foram arremessadas pelo vento. Pedestres tiveram que se esconder ou segurar em algo durante a força do vendaval. Um dos funcionários, por medo, ainda segurou uma moto estacionada na calçada.

Na Rua Ester Ana da Rocha, no Parque Novo Século, em Campo Grande, a força do vento conseguiu derrubar a árvore de mais de 15 anos na região, junto com as raízes. Conforme o vizinho, Jhonatan David Ataíde do Amaral, a queda resultou em danos no concreto da calçada. Em seguida, a forte chuva acompanhada com as rajadas de vento apareceram. Os galhos interditaram parte da rua e por pouco não atingiu a sacada da casa.

alagamento
Água transborda de córrego e invade pista de avenida em Campo Grande Foto: Nathalia Alcântara, Midiamax

O córrego localizado às margens da Avenida José Barbosa Rodrigues, no Bairro Zé Pereira, transbordou com o volume de água. Conforme o morador Marcelo Caetano, de 53 anos, é comum o córrego transbordar em dias mais chuvosos. “Quando chove lá para cima, nem precisa chover aqui porque o córrego já transborda. Até que hoje está tranquilo”, se refere a ocasiões que transbordamentos foram mais críticos.

A água da chuva ocupou a ciclovia e parte de uma das vias de rolamento na avenida. O trânsito não foi prejudicado. Em outras regiões da cidade, a força do vento assustou os moradores. No bairro Tijuca, a ventania levou placas e quase ‘arrastou' quem passava pela rua.

Claudia Almeida comemorava a construção de um muro em seu terreno quando começou o temporal. Os ventos chegaram a 57 km por hora e em poucos minutos derrubaram a obra recém pronta da empresária.

Ela mora no Jardim Campo Nobre, região sul de Campo Grande, e estima prejuízo de R$ 850 incluindo mão de obra e material para reconstruir o muro do seu terreno. “Os tijolos quebraram todos. Interessante por que nunca teve uma tempestade nessa época do mês de agosto”, conta.

ventania
Quem passava pela rua se assustou com rajada de vento (Foto: Reprodução/Leitor Midiamax)

Rajadas de vento

Rajadas danificaram a fiação elétrica e semáforos em várias regiões. Conforme Abraão, os ventos atingiram a velocidade de57,38km/h com rajadas de 85,19 km/h acompanhada da tempestade de poeira. Em os ventos marcaram 31,84 km/h e rajadas de 78,8 km/h. Em e Maracaju foram ventos de 49,3 km/h com pico às 13h25.

A estação de pluviômetros da Vila Santa Luzia registrou 4,8 mm; da UPA Aparecida Gonçalves 5,4 mm; e do de 6,6 mm. A estação automática do Inmet estava fora do ar nesta terça-feira.