Em meio a 'boom' econômico, Ribas do Rio Pardo completa 78 anos de fundação neste sábado

Município está localizado a cerca de 90 km da capital de MS, Campo Grande
| 19/03/2022
- 11:21
Em meio a 'boom' econômico, Ribas do Rio Pardo completa 78 anos de fundação neste sábado
Divulgação

Localizado a cerca de 90 km de Campo Grande, o município de Ribas do Rio Pardo comemora 78 anos de sua fundação neste sábado (19).

O município passa por um verdadeiro 'boom' no crescimento econômico, com a chegada da obra bilionária da Suzano. No ano de 2021, o município foi o 5º que mais gerou novos postos de trabalho em Mato Grosso do Sul, atrás apenas das maiores cidades do Estado: Campo Grande (1º), Dourados (2º), Três Lagoas (3º) e Corumbá (4º).

A não divulgou calendário de eventos, porém, a assistência social do município realiza neste sábado o 'varal solidário', no Centro do Idoso.

O evento contará com exposição de roupas para doação e é aberto para toda a população. Serão disponibilizadas de peças infantis a adultos.

História

As terras que formam Ribas do Rio Pardo foram exploradas pela primeira vez no século XVII pelos bandeirantes paulistas, porém, não se fixaram no local, uma vez que buscavam por ouro.

O primeiro a se instalar naquelas terras foi o mineiro Joaquim Francisco Lopes, que viu no local excelentes perspectivas para criação de gado. Dessa forma, chamou outros companheiros que vieram de Santana do Paranaíba e deram início à povoação de Ribas do Rio Pardo.

Entretanto, o povoado ganhou destaque com a passagem da linha férrea, em 1914, que ligava Ribas do Rio Pardo a outros centros urbanos.

Pela Resolução 856, de 7 de novembro de 1921, foi elevado à categoria de Distrito de Paz, com a denominação de Conceição do Rio Pardo.

O topônimo atual adveio do Rio do mesmo nome que banha as terras do município.

A economia é baseada na pecuária, porém, a chegada da indústria de celulose abre novos horizontes para o local se tornar um polo da silvicultura.

Veja também

Para não perder clientela, empórios estão substituindo produtos e oferendo promoções

Últimas notícias