É feriado? Confira o que abre e fecha na próxima semana em Campo Grande

Teoricamente, há dois feriados na Capital, o Dia de Santo Antônio (13) e Corpus Christi (16)
| 10/06/2022
- 14:25
É feriado? Confira o que abre e fecha na próxima semana em Campo Grande

Os se prepararam para ter uma semana que, teoricamente, possui dois feriados no calendário: o Dia de Santo Antônio, comemorado no dia 13, segunda-feira; e Corpus Christi, na quinta-feira, dia 16. No entanto, um decreto de 2021 da Prefeitura Municipal antecipou o feriado de Santo Antônio e, por isso, alguns setores trabalham normalmente na segundona.

O comércio, por exemplo, funciona normalmente durante a semana, assim como os shoppings. Os supermercados devem funcionar conforme o acordo coletivo de trabalho, com escala e folga direcionada aos funcionários.

Confira:

Prefeitura de Campo Grande

A Prefeitura Municipal de Campo Grande funcioná normalmente na segunda-feira (13) porque no ano passado houve uma antecipação de feriados municipais para fechar o comércio e serviços, causando assim um megaferiado para manter as pessoas isoladas nos dias 22, 23, 24, 25 e 26 de março.

Já na quinta-feira (16), feriado de Corpus Christi, vão funcionar apenas as unidades e os serviços considerados essenciais no atendimento à população. O expediente na sexta-feira (17) será normal em todos os órgãos. 

Governo do Estado/Detran-MS

Em decreto publicado na terça-feira (7), o Governo do Estado definiu mudança no ponto facultativo da semana que vem, quando é comemorado o dia de Santo Antônio, na segunda-feira (13). Com a mudança, servidores do Estado em 7 cidades de Mato Grosso do Sul terão folga do dia 17 ao 19.

Conforme o decreto, nas cidades de Campo Grande, Batayporã, Corumbá, Costa Rica, Jardim, Porto Murtinho e Terenos, onde a segunda-feira (13) é feriado, o expediente dos servidores será normal.

A folga será transferida para o dia 17, sexta-feira. Com isso, os servidores das sete cidades terão o descanso de três dias, em 17, 18 e 19 de junho. Consequentemente, repartições públicas estaduais das sete cidades não funcionarão nesses três dias.

Mais detalhes do decreto podem ser conferidos na página 19 do DOE (Diário Oficial da União) desta terça-feira (7).

Saúde

Na segunda (13) e quinta-feira (16), as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e CRSs (Centros Regionais de Saúde) funcionam normalmente e ficam abertos 24 horas.

As UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e UBSFs (Unidades Básicas de Saúde da Família) fecham na quinta-feira em Campo Grande.

Campo Grande possui quatro CRSs localizados nos bairros Coophavila II, Aero Rancho, Tiradentes, Nova Bahia. Há seis UPAs nos bairros Leblon, Coronel Antonino, Moreninha II, Universitário, Vila Almeida e Santa Mônica.

Comércio

Na segunda-feira (13), a abertura do comércio de Campo Grande é normal. Na quinta-feira (16), dia do feriado de Corpus Christi, as empresas deverão avaliar se quiserem abrir, confirma a CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas). Na sexta-feira (17), o funcionamento é normal.

Correios

Os em MS informou, por meio de nota, que abrirão normalmente na segunda-feira (13).*

Na quinta-feira (16) também fecham e na sexta-feira (17), o atendimento deverá ser normal.

Supermercados

Conforme a AMAS (Associação dos Supermercados de MS), os supermercados devem abrir conforme o acordo trabalhista.

Bancos

Segunda-feira (13), os bancos abrem normalmente em Campo Grande, pois aderiram à antecipação dos feriados no ano passado. A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) informa que os bancos ficam fechados no feriado do dia 16. E na sexta-feira, 17 de maio, o atendimento ao público nas agências volta a ocorrer normalmente.

Ônibus

Na segunda-feira (13), os ônibus devem continuar circulando nas ruas de Campo Grande normalmente, mas na quinta-feira (16), funcionam com tabela horária de feriado, ou seja, com frota reduzida. Confira os horários dos ônibus aqui.

Shoppings

Shopping Campo Grande:  Horário normal, das 10 às 22 horas.

Shopping Bosque dos Ipês: Ainda sem definição.

Shopping Norte Sul Plaza: Horário de funcionamento normal, das 10h às 22h.

Shopping Pátio Central: Dia 13: horário normal, das 8h às 20h.

Dia 16: horário especial, das 9h às 16h.

Delegacias de plantão

Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) Centro
Padre João Crippa, 1581 – Centro (3312-5700).

Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) Cepol
Rua Soldado-Polícia Militar Reinaldo de Andrade, 167 – Tiradentes (3318-9016).

Delegacia da Mulher (Casa da Mulher Brasileira)
Rua Brasília, Lote A, Quadra 2, s/n – Jardim Imá (3304-7575).

*atualizada às 18h para correção de informação

Veja também

Indígenas relatam tensão para seguir tradição de sepultamento

Últimas notícias