Após o Ministério da Saúde anunciar a ampliação da vacinação contra o HPV4 (papilomavirus humano quadrivalente), o município de Dourados passará a aplicar o imunizante em homem com até 45 anos. O esquema tradicional de três doses continuará sendo usado, independentemente da idade.

Os imunizantes estão disponíveis nas UBS’s (Unidades Básicas de Saúde) que seguem um calendário de rotina como medida preventiva.

A ampliação de faixa etária segue recomendações de sociedades científicas. Isso significa que, a partir de agora, homens de até 45 anos transplantados, pacientes oncológicos ou vivendo com HIV/Aids podem se vacinar.

Agora, depois dessa orientação do Ministério da Saúde, passam a atender meninas de 9 a 14 anos; meninos de 11 a 14 anos; e homens e mulheres imunossuprimidos, de 9 a 45 anos, que vivem com HIV/Aids, transplantados de órgãos sólidos ou medula óssea e pacientes oncológicos.

Chefe do Núcleo de Imunização, Edvan Marcelo Marques explica que a ampliação da vacinação contra o HPV busca minimizar os riscos de doenças causadas em consequência da presença do vírus, principalmente entre as mulheres.

“O HPV hoje é um dos vírus que mais contribui com o aumento de câncer na população, seja homem ou mulher, porém, o desenvolvimento da doença ocorre com maior frequência nas mulheres com o câncer uterino. No homem pode acontecer, mas a incidência é menor, só que vaciná-los ajuda a interromper esse ciclo”, explica.