Dia Nacional de Combate às Drogas reúne recuperados e até ex-jogador de futebol em Campo Grande
O Dia Nacional de Combate às Drogas é no próximo domingo, mas hoje dezenas de pessoas recuperadas se reuniram na Prefeitura
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Dezenas de ex- usuários de drogas se reuniram na manhã desta sexta-feira (18), na Prefeitura Municipal de Campo Grande para comemorar o Dia Nacional de Combate as drogas, que acontece neste próximo domingo (20).
O encontro, realizado pela Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos conseguiu levar muita música e superação nesta manhã. Com histórias que facilmente tornariam um roteiro de filme, a manifestação é um alerta para a prevenção, mas também ressalta a importância das pessoas que venceram o vício.
Uma das histórias é a de Jefersson Alves de 42 anos. Ex-jogador de vários times de futebol, há 19 anos ele foi usuário de drogas. Agora, limpo do vício, ele já ajuda outras pessoas na recuperação.
“Já joguei em vários clubes, mas conheci as drogas e minha vida mudou. Cheguei a virar mendigo, mas já estou recuperado e ajudo outras pessoas a ficarem livres dos seus vícios”, disse Jefersson.
Conforme a Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos, o município oferece 300 vagas para recuperar pessoas em estado de vulnerabilidade que são distribuídas em 11 comunidades terapêuticas, localizadas regiões isoladas da Capital.
Os acolhidos recebem tratamento psicológico e cursos profissionalizantes para serem inseridos no mercado de trabalho após a recuperação. O tratamento, custeado pelo município, pode durar de nove meses a um ano.
Nesta manhã, os ex- usuários de drogas ou as pessoas que estão em tratamento realizaram apresentações. Um deles é o Marcelo dos Santos, de 40 anos. Usuário de drogas por quase duas décadas, há seis meses ele se encontra limpo do vício e hoje ele se apresentou para pessoas que também estão na mesma batalha.
“Ficava na antiga rodoviária usando drogas e hoje estou há seis meses me recuperando. Ainda estou em tratamento, mas vou continuar firme”, disse Marcelo minutos antes de sua apresentação.
A Subsecretaria também mantém parceria com a SAS (Secretaria de Assistência Social) e o Sistema S, que oferece cursos aos acolhidos. Em 2021 foram 900 pessoas acolhidas.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Camila Jara apresenta proposta para taxar milionários e isentar IR até R$ 5 mil
A proposta faz parte do pacote de projetos do Gabinete Compartilhado, composto de 6 congressistas
Defesa pede liberdade de jovem preso com Jeep de ex-superintendente da Cultura assassinado
Roberto Figueiredo foi encontrado morto pela irmã na manhã de sexta-feira (13); adolescente confessou o crime e foi apreendido
Projeto de Lei quer proibir acorrentamento de cães e gatos em todo o Estado
De acordo com o texto, o uso de correntes ou o confinamento só será permitido em condições que respeitem as necessidades básicas dos animais
Domingo tem feiras culturais, brechós e show gratuito em Campo Grande
Confira a programação deste domingo
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.