Cursos de formação para professores do Novo Ensino Médio são certificados como especialização lato sensu

A oferta das capacitações vem de parceria entre MEC e UFPI

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
As formações estão disponíveis no Avamec e são gratuitas.
As formações estão disponíveis no Avamec e são gratuitas.

A capacitação dos alunos acerca do mercado de trabalho faz parte das mudanças do Novo Ensino Médio e, por este motivo, são oferecidas qualificações do assunto para os professores.

A parceria entre a UFPI (Universidade Federal do Piauí), SEB (Secretaria de Educação Básica) do MEC (Ministério da Educação) certificará os docentes que completarem 360 horas de formação (uma da área do conhecimento e outra referente ao Mundo do Trabalho), com pós-graduação lato sensu.

As formações estão disponíveis no Avamec (Ambiente Virtual de Aprendizagem) e são gratuitas. De acordo com o MEC, o objetivo é oferecer subsídio aos profissionais perante a nova modalidade de ensino do nível médio. As cinco formações possuem 180 horas cada, abrangendo quatro áreas do conhecimento (Linguagens e Suas Tecnologias; Matemática e Suas Tecnologias; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; Ciências da Natureza e Suas Tecnologias) e também o Mundo do Trabalho.

Segundo o diretor de Formação Docente e Valorização de Profissionais da Educação, Renato de Oliveira Brito, as capacitações reforçam o desenvolvimento de competências, como priorizado pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular). “Iremos qualificar os docentes dentro do princípio da educação integral, para que auxiliem os estudantes na criação de soluções diante da complexidade do mundo”, aponta.

A pró-reitora de pós-graduação da UFPI, Regilda Saraiva, reitera que a certificação com a especialização é importante para os professores. “Esses professores são formadores de futuros docentes, técnicos, pesquisadores e outros profissionais que contribuirão para o desenvolvimento do país”.

Confira o passo a passo para obter a certificação pela UFPI:

  1.  Acesse o https://avamec.mec.gov.br/#/;
  2. Se inscreva em duas formações, sendo uma delas Mundo do Trabalho, obrigatoriamente;
  3. Conclua as formações, obtendo o certificado, com média geral igual ou superior a 6 pontos e frequência geral igual ou superior a 75% da carga horária;
  4. Busque a certificação, mediante aproveitamento de estudos, por meio do preenchimento e envio de formulário eletrônico.

Especialização em Ciências da Natureza, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho:
https://forms.gle/qYjNGR4Z4XwdC3aG6
Especialização em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e o Mundo do Trabalho: 
https://forms.gle/ax3Wxnxk5MZWygbH7
Especialização em Linguagens, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho:
https://forms.gle/ysfwPtSBpBpVWQ8k7
Especialização em Matemática, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho:
https://forms.gle/PJGCPCTj4jkdwp4w6

Para mais informações, acesse o edital completo neste link.

Conteúdos relacionados