O fim de semana chegou e os moradores de já se preparam para uma semana que, teoricamente, tem dois feriados no calendário: o Dia de Santo Antônio, comemorado na próxima segunda-feira (13); e Corpus Christi, na quinta-feira (16). No entanto, um decreto de 2021 da Prefeitura Municipal antecipou o feriado de Santo Antônio e, por isso, alguns setores funcionam normalmente na segunda.

O comércio, por exemplo, funcionará regularmente durante a semana, assim como os shoppings. Os supermercados devem funcionar conforme o acordo coletivo de trabalho, com escala e direcionada aos funcionários.

Confira o abre e fecha completo:

Prefeitura de Campo Grande

A Prefeitura Municipal de Campo Grande funcionará normalmente na segunda-feira (13) porque, no ano passado, houve uma antecipação de feriados municipais para fechar o comércio e serviços, causando assim um megaferiado para manter as pessoas isoladas nos dias 22, 23, 24, 25 e 26 de março.

Já na quinta-feira (16), feriado de Corpus Christi, vão funcionar apenas as unidades e os serviços considerados essenciais no atendimento à população. O expediente na sexta-feira (17) será normal em todos os órgãos. 

Governo do Estado/Detran-MS

Em decreto publicado na terça-feira (7), o Governo do Estado definiu mudança no ponto facultativo da semana que vem, quando é comemorado o dia de Santo Antônio, na segunda-feira (13). Com a mudança, servidores do Estado em 7 cidades de Mato Grosso do Sul terão folga do dia 17 ao 19.

Conforme o decreto, nas cidades de Campo Grande, Batayporã, Corumbá, Costa Rica, Jardim, e Terenos, onde a segunda-feira (13) é feriado, o expediente dos servidores será normal.

A folga será transferida para o dia 17, sexta-feira. Com isso, os servidores das sete cidades terão o descanso de três dias, em 17, 18 e 19 de junho. Consequentemente, repartições públicas estaduais das sete cidades não funcionarão nesses três dias.

Mais detalhes do decreto podem ser conferidos na página 19 do DOE (Diário Oficial da União) desta terça-feira (7).

Saúde

Na segunda (13) e quinta-feira (16), as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e CRSs (Centros Regionais de Saúde) funcionam normalmente e ficam abertos 24 horas.

As UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e UBSFs (Unidades Básicas de Saúde da Família) fecham na quinta-feira em Campo Grande.

Campo Grande possui quatro CRSs localizados nos bairros Coophavila II, Aero Rancho, Tiradentes, Nova Bahia. Há seis UPAs nos bairros Leblon, Coronel Antonino, Moreninha II, Universitário, e Santa Mônica.

Comércio

Na segunda-feira (13), a abertura do comércio de Campo Grande é normal. Na quinta-feira (16), dia do feriado de Corpus Christi, as empresas deverão avaliar se quiserem abrir, confirma a CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas). Na sexta-feira (17), o funcionamento é normal.

Correios

Os em MS informou, por meio de nota, que abrirão normalmente na segunda-feira (13).

Na quinta-feira (16) também fecham e na sexta-feira (17), o atendimento deverá ser normal.

Supermercados

Conforme a AMAS (Associação dos Supermercados de MS), os supermercados devem abrir conforme o acordo trabalhista.

Bancos

Segunda-feira (13), os bancos abrem normalmente em Campo Grande, pois aderiram à antecipação dos feriados no ano passado. A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) informa que os bancos ficam fechados no feriado do dia 16. E na sexta-feira, 17 de maio, o atendimento ao público nas agências volta a ocorrer normalmente.

Ônibus

Na segunda-feira (13), os ônibus devem continuar circulando nas ruas de Campo Grande normalmente, mas na quinta-feira (16), funcionam com tabela horária de feriado, ou seja, com frota reduzida. Confira os horários dos ônibus aqui.

Shoppings

Shopping Campo Grande:  Horário normal, das 10 às 22 horas.

Shopping Bosque dos Ipês: No aguardo das informações para atualização da matéria.

Shopping Norte Sul Plaza: Horário de funcionamento normal, das 10h às 22h.

Shopping Pátio Central: Dia 13: horário normal, das 8h às 20h.

Dia 16: horário especial, das 9h às 16h.

Delegacias de plantão

Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) Centro
Padre João Crippa, 1581 – Centro (3312-5700).

Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) Cepol
Rua Soldado-Polícia Militar Reinaldo de Andrade, 167 – Tiradentes (3318-9016).

Delegacia da Mulher (Casa da Mulher Brasileira)
Rua Brasília, Lote A, Quadra 2, s/n – Jardim Imá (3304-7575).