Comunidade da reserva particular do patrimônio natural (RPPN) Acurizal, na Serra do Amolar, vão ser responsáveis por ajudar no reflorestamento do com a produção de mudas nativas da região. Os moradores vão ser capacitados pelo IHP (Instituto Homem Pantaneiro).

A equipe do IHP, junto com a equipe da Restaura – Consultoria Ambiental, realizou uma capacitação com os funcionários que residem na RPPN Acurizal para identificação de espécies de plantas e coleta de sementes.

Durante a capacitação, as biólogas Letícia Koutchin Reis e Maria Luciana Zequim, da Restaura, ensinaram a equipe como identificar espécies importantes da região, qual o período elas produzem frutos e sementes, como deve ser realizada a coleta de sementes e como elas devem ser armazenadas até o plantio.

Nos próximos meses estão previstas capacitações com a comunidade, que deve auxiliar na produção de mudas.

pantanal
(Foto: Divulgação)

A produção de mudas ocorrerá no viveiro doado pela atriz Thaila Ayala e serão usadas para recuperar 30 hectares de áreas atingidas pelos incêndios de 2020 na Serra do Amolar, que teve cerca de 97% de sua área queimada.

“É muito gratificante ver o verde de volta no Pantanal. E ver o viveiro que construímos sendo usado para contribuir neste processo é mais gratificante ainda. A responsabilidade de cuidar do Pantanal é de cada um de nós e pequenas ações podem ter resultados fantásticos”, afirma a atriz.

Recuperação do Pantanal

As ações de capacitação da comunidade e recuperação das áreas fazem parte do projeto “Mitigação dos efeitos dos incêndios de 2020 e prevenção contra novos incêndios na Serra do Amolar, Pantanal”, aprovado no âmbito do Projeto Estratégias de Conservação, Restauração e Manejo para a biodiversidade da Caatinga, Pampa e Pantanal (GEF Terrestre) através da Chamada de Projetos 01/2021 do FunBio (Fundo Brasileiro para a Biodiversidade).

pantanal
(Foto: Divulgação)

A bióloga e coordenadora técnica do IHP, Guerra, explica que este projeto é o primeiro a desenvolver ações de recuperação da vegetação nativa na Serra do Amolar. Além de ser o primeiro a envolver a comunidade na coleta de sementes e produção de mudas. Para recuperação dessas áreas, é fundamental que haja produção de mudas local, com coleta de sementes de espécies da própria região.

Doação de mudas

O IHP recebeu, no mês passado, a doação de 3 mil mudas de aroeira para serem usadas no projeto. A doação foi feita pelo proprietário da Princesinha, Orlando Moreira Jacques, de .

As mudas seguiram de para Corumbá, onde ficaram por uma semana na sede do Moinho Cultural, sendo cuidadas pelos participantes, antes de serem enviadas de barco para a Serra do Amolar, a cerca de 181 km de Corumbá.

A previsão é que essas mudas fiquem no viveiro até o mês de outubro, quando se inicia o período chuvoso e terá início o plantio para recuperação das áreas.