Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com sintomas da Covid? Saiba onde e em qual horário realizar o teste em Campo Grande

Moradores podem procurar uma das 72 unidades de saúde
Arquivo -
Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

Os moradores que sentirem os sintomas da poderão procurar uma das 72 unidades de saúde de para realizar o teste para detecção do vírus. O atendimento é gratuito e não é necessário agendamento, no entanto, o teste é indicado somente para pacientes que estejam com sintomas.

Nas unidades de saúde, o teste é realizado de segunda a sexta-feira. Já o Centro de Testagem funciona diariamente, inclusive aos sábados, domingos e feriados, de 7h30 as 17h. No local, é feito somente o teste de antígeno que fica pronto em até 20 minutos e é considerado o mais confiável dentro dos testes rápidos, se enquadrando no padrão ouro, assim como o RT-PCR.  Ambos estão disponíveis nas unidades de saúde.

Para facilitar o acesso, a (Secretaria Municipal de Saúde) disponibiliza uma plataforma onde é possível buscar a unidade de saúde mais próxima. Basta digitar o CEP ou endereço de residência.

Confira aqui qual unidade de saúde fica mais próxima da sua casa.

Antígeno

O exame utiliza a mesma forma de coleta de material para análise, por meio do Swab nasal. Da mesma forma que o RT-PCR, só será feito o exame em quem apresentar sintomas respiratórios, como tosse, coriza, febre, dores de cabeça e pelo corpo há até oito dias.

Após a coleta, a pessoa aguarda até 20 minutos para sair o laudo e quem tiver o resultado positivo já tem a orientação e encaminhamento para unidade de saúde de referência para atendimento. O paciente também passa a ser monitorado pelo serviço da Sesau e poderá entrar em contato com a teleconsulta em caso de dúvidas, pelo telefone 2020-2170.

RT-PCR

O teste de RT-PCR continua sendo ofertado em 33 unidades de referência, podendo ser realizadas até 700 coletas por dia por livre demanda. O resultado do exame é disponibilizado de três a cinco dias úteis após a coleta no site da SES (Secretaria Estadual de Saúde). Caso o paciente tenha alguma dificuldade de acesso, a recomendação é procurar a unidade de saúde mais próxima.

“O diagnóstico preciso e correto é fundamental para propor quaisquer medidas relacionadas à prevenção e ao prognóstico da infecção. Com o acesso da população facilitado aos testes podemos oportunizar um diagnóstico mais precoce e, desta forma, reduzir a circulação do vírus”, destaca o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho.

A estratégia de testagem também é usada para a busca ativa de pessoas que podem levar mais tempo para demonstrar qualquer sintoma da Covid-19 e, assim, evitar a disseminação.

Atualmente, o município oferta diariamente cerca de 2 mil testes por demanda espontânea em toda a rede.  Nas últimas semanas, a procura por testes aumentou aproximadamente 150% se comparado com os meses anteriores. Somente nos quatro primeiro dias do ano (01 a 04 de janeiro), foram realizados mais de 2,4 mil testes, sendo cerca de 400 positivos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Feminicída teria tentado atacar única PM feminina antes de ser morto em confronto

Operário estreia na Série D do Brasileirão contra o Cianorte

Prefeitura de Japorã confirmou reajuste de 10% para o magistério. (PMJ, Divulgação)

Prefeitura de Japorã concede reajuste de 10% para professores da Rede Municipal

Nem coleta escapa: Caminhão atola no Parque do Lageado 

Notícias mais lidas agora

Assassino de Ivone foi preso quatro vezes por violência doméstica

Confira a programação: Fiéis católicos se reúnem no Sábado Santo

Interdição por alagamento na BR-267 permanece entre Jardim e Porto Murtinho

Mel Maia assume namoro com campeão brasileiro de boxe; saiba quem é ele

Últimas Notícias

Polícia

Dupla é presa após tentar furtar fios em escola de música

GCM encontrou diversos fios separados no chão, porta com sinais de arrombamento e ares-condicionados danificados

Cotidiano

Homem é baleado em frente a uma conveniência no Jardim Tarumã

Vítima sobreviveu e segue internado sob cuidados na Santa Casa

Le Blog Maria Antonia

Chocolate de Dubai: O desejo viral que conquistou o mundo

A barra de chocolate “Can’t Get Knafeh of It”, criada pela FIX Dessert Chocolatier em Dubai, tornou-se um fenômeno global após viralizar no TikTok. Inspirada na sobremesa árabe knafeh, a barra combina chocolate ao leite, pistache, tahine e massa filo, oferecendo uma experiência crocante e cremosa.  O sucesso explosivo nas redes sociais, especialmente após … Continued

Cotidiano

VÍDEO: Após chuva, asfalto cede e erosão vira perigo para motoristas na Av. Nelly Martins

Concessionária responsável pelo reparo já isolou o local e serviço deve ser realizado ainda hoje